segunda-feira, 17 de abril de 2017

Se um humano pode fazer, qualquer outro também poderá

          Há sempre um medo de tentar algo novo, pois o fato de nunca ter tentado antes,  cria uma dúvida sobre a capacidade de fazê-lo. Tem-se receio de fracassar e, se houver público, de ainda ser lembrado diversas vezes, o que diminuiria o estímulo de seguir em frente. Como sanar tal questionamento? Um artifício é se referenciar nas ações de outras pessoas que conseguiram fazer tal ação com sucesso.
          É fato que nem todo mundo é igual, possuem educação diferente, visão de mundo distinta e até religiões diferentes. Todos estes fatores influenciam na tomada de decisão de qualquer pessoa. Porém, quanto ao aspecto físico ou biológico, somos absurdamente semelhantes.
       Todas as nossas características como um ser vivo, nos permite fazer determinadas coisas, talvez não tudo, mas muitas delas. Agora, ao que corresponde cada tarefa que podemos realizar, em muitos casos, tem-se uma incógnita. Para descobrir, só fazendo mesmo!
       Todos nós temos capacidade semelhante, podemos fazer e alcançar os mesmos objetivos, assim, se um alcança algo, qualquer outro com o corpo e mente semelhantes também pode, melhor ou pior. Exemplificando: se uma pessoa consegue nadar 100m sem parar, outra tem a mesma possibilidade de fazê-lo; se alguém pular 3m, qualquer um possui a mesma capacidade; se algum indivíduo passa em uma prova do ITA, outro pode conseguir também; e por aí vai.
       Isso não é copiar ações ou seguir os mesmos passos dos outros, é apenas aprendizado e provavelmente sempre foi assim, pois os hominídeos primitivos possivelmente costumavam imitar as ações daqueles que agiam diferentemente da maioria do grupo, ficando em vantagem em relação aos demais.
          O novo é algo que muita gente quer. Ele é cobiçado, mas, para chegar até onde se encontra, nem sempre é fácil. Pode haver alguns empecilhos para a pessoa enfrentar, dentro e fora dela. Apesar das dificuldades que virem pela frente e o temor provocado, após a fase de esforço e dificuldades, o conquistado provavelmente valerá a pena, trará muita felicidade e te fará ver que quem quer, consegue.
       Portanto, o sentimento de impossível enfraquece e se fortalece o de possível. Ganha-se estímulo para tentar o tão receado algo novo e assim desfrutar de tudo de bom que ele possa oferecer e com isso sentimos a capacidade tomar conta do nosso corpo, conquistando cada vez mais objetivos até mesmo nunca imaginados por ninguém. É isso ou ficar na rotina!

Nenhum comentário:

Postar um comentário