domingo, 30 de julho de 2017

Você conhece a 3EPA?

     O que vem a ser 3EPA? 3E = Eficiência, Eficácia e Efetividade. PA = Princípio da Adequação. Qual a diferença entre eles? Eficiência é conseguir fazer muito usando o mínimo de recurso; Eficácia está relacionada ao quão perto se chegou do objetivo; Efetivo relaciona-se ao que produz efeito, não obrigatoriamente ao desejado. Princípio da Adequação corresponde a compatibilidade do método a ser aplicado com a situação que se encontra.
    Eficiência é muito requisitada em empresas, pois ela aumenta os lucros reduzindo as despesas. Quando é utilizada no intuito de minimizar o consumo de tempo para se fazer algo, tem-se o aumento da produtividade, o que vem  a ser útil quando a demanda de serviços e produtos é grande, seja qual for a área.
    Já eficácia, assim como a anterior, tem níveis de intensidade, isto é, pode ser intensa ou fraca e está ligada ao quanto se aproxima do objetivo pretendido no tempo e condições estabelecidas, pois conseguir qualquer coisa é possível, mas nem sempre do jeito que a gente quer, nesse caso temos uma eficácia de menos de 100%, porém pode estar bem próxima disso ou não.
     Nem toda ação produz efeito imediatamente perceptível para nós, pois isso depende do quanto ela está atrelada às outras ações que dependem dela. Se as decorrentes forem muitas, então temos uma atitude ou ação com efetividade, cuja intensidade é diretamente proporcional ao tanto delas, mas não obrigatoriamente nos leva ao que almejamos se inexistirem atitudes complementares anuladoras dos eventos indesejados eventualmente ligados às nossas ações direta ou indiretamente.
   Os critérios anteriores valorizam excessivamente o resultado almejado, porém, carecemos do Princípio da Adequação para verificarmos a compatibilidade do método escolhido com a situação que temos. Como assim? Existem questões éticas, legais, morais e também consequências de médio e longo prazo a considerar na escolha da ação a ser tomada, pois, em vez de soluções, pode-se arrumar é mais problemas. Este tipo de pensamento faz parte do Princípio da Adequação, porque é uma preocupação com o futuro no intuito de promover algo estável, firme e sempre progressivo.
    Juntando esses critérios e princípio nas nossas tomadas de decisão, podemos desfrutar de um futuro profissional incrível. Isto mesmo! Eles foram imaginados para serem usados em ambiente de trabalho, mas nada impede a sua aplicação  em situações do cotidiano, corriqueiras, com algumas adaptações.
   Seguindo eles, você apresentará economia no uso do seu tempo e demais recursos, atingirá qualidade na elaboração de produtos, projetos e trabalhos assim como na prestação de serviços, conseguirá despertar a admiração dos seus colegas de trabalho e superiores e é impossível dizer que isso não te acarretaria promoções, aumentos de salários e evolução na carreira.
     Recomendo implementá-los com um pouco de humildade, pois o sucesso exacerbado pode subir-lhe a cabeça e deixará de valorizar também as pessoas, e elas têm a sua importância para as suas conquistas. Não as desrespeite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário