domingo, 24 de junho de 2018

Tudo que é bom dura pouco!

           Às vezes ocorre de fazermos qualquer tarefa e nos parecer que o tempo não passa. Isso acontece apenas ao executarmos algo detestável a nós, pois tem-se o efeito oposto quando a ação é agradável. Por que isso acontece?
      Ao fazer algo por obrigação desejando estar fazendo outra coisa naquele momento, prestamos mais atenção no mundo à nossa volta e menos no que estamos fazendo, então o desencadear de eventos fica melhor percebido. Como cada um tem seu próprio ritmo, nem sempre igual ao desejado por nós, achamos que o tempo está passando devagar pelo esperado não acontecer logo. Já quando estamos fazendo algo agradável, essa atenção é reduzida, quase nula. Só nos atemos às sensações e às ações que ocorrem no ritmo desejado. Por isso, o tempo "voa".
       Vamos exemplificar: digamos que a pessoa lavará 200 peças de roupa na mão. Vai esfregar, ensaboar, enxaguar e etc. Provavelmente ninguém gostaria de um serviço desse que levasse umas 4 horas para terminar, porém, enquanto estivesse fazendo, ficaria achando demorar o dia todinho, pois olharia frequentemente para o relógio, o céu, pela janela e outros elementos no seu entorno que parecem nem se mover. Agora, se a mesma pessoa fosse curtir um domingo na praia, comendo peixe frito, bebendo cerveja, tomando banho de mar, conversando com os amigos. Ao final do dia, sentiu como se fosse menos de uma tarde, pois o que fazia estava no ritmo desejado.
    É assim, passamos por essas situações cotidianamente e podemos usar isso a nosso favor. Como? Quando estamos fazendo algo desagradável. Sem ideia de como fazer isso? Transforme ou acrescente algo agradável para ti ao que 'tá fazendo. Pegando o exemplo da roupa, bota um fone de ouvido, uma caixa de som ou o celular mesmo e fica ouvindo músicas que você gosta bem alto. Fica cantando e até fazendo alguns passinhos enquanto lava a roupa. Outra jogada é transformar a tarefa em um jogo ou brincadeira tipo esconde-esconde com a sujeira nas peças, tratá-las como se fossem crianças danadas dando trabalho para lavar e ainda te molhando todo, de queda de meteoro ao jogá-las no balde com água e coisas assim. 
        Transformar nossas tarefas em algo divertido, faz o tempo "voar" rápido, pois "tudo que é bom, dura pouco". As técnicas comentadas aqui podem ser usadas em todo tipo de tarefa "desagradável" com algumas adaptações e, a partir delas, pode inventar outras ainda mais divertidas. Quer fazer o tempo passar? Divirta-se com ele!

quinta-feira, 7 de junho de 2018

Apenas um monte de papel?

     Muitas pessoas são interessads em carros, calças, camisas, tênis e etc; porém esquecem-se de algo tão essencial quanto um bom livro. Dificilmente desembolsariam 20 ou 30 reais para adquirir um.
       Ao ler um livro empenhadamente, tentando entender seu assunto, as informações lidas, não serão esquecidas tão facilmente, mesmo que aquele se perca. O conhecimento fornecido nos ajudará a encarar situações conflituosas na família, entre os amigos, num banco, na escola e etc, dependendo se o livro é literário ou científico. Se, por exemplo, você tentar abrir uma conta no banco após ter lido algo que tivesse tudo a ver com isso, fica mais fácil fazer isto.

   Leitura também contribui na reflexão sobre nossas atitudes, na compreensão do próximo, na reinvindicação dos nossos direitos quando estivermos sendo lesados, no engradecimento da alma, a entender melhor o mundo a nossa volta, a escrever bem, pois vemos nos textos como são escritas as palavras, onde se põe vírgula, dois pontos, a forma de construir frases para obter determinados efeitos de sentido e outras coisas mais.
    Pessoas que não lêem, às vezes não entendem corretamente as outras, chegam a ser ignorantes agindo e pensando errado achando estarem certas. O que gera conflitos sociais frequentes. Elas também não costumam ter ideias criativas e eficientes e, infelizmente, podem ser enganadas facilmente por pessoas de má índole que possuem mais informações sobre algo importante para elas.
      Como a gente vê, o livro não é um monte de papel insignificante e caro. É um meio de informação que nos prepara para enfrentar a sociedade humana cheia de desafios e armadilhas ocultas. Apesar de hoje em dia termos outras fontes de informações como vídeos do You tube, livros não perderam seu valor, pois até temos eles na forma digital em e-books de diversos sites na internet que podem ser lidos em tablets, celulares e computadores.

*Baseado em texto de 13 de fevereiro de 2006