Muitas pessoas são interessads em carros, calças, camisas, tênis e etc; porém esquecem-se de algo tão essencial quanto um bom livro. Dificilmente desembolsariam 20 ou 30 reais para adquirir um.
Ao ler um livro empenhadamente, tentando entender seu assunto, as informações lidas, não serão esquecidas tão facilmente, mesmo que aquele se perca. O conhecimento fornecido nos ajudará a encarar situações conflituosas na família, entre os amigos, num banco, na escola e etc, dependendo se o livro é literário ou científico. Se, por exemplo, você tentar abrir uma conta no banco após ter lido algo que tivesse tudo a ver com isso, fica mais fácil fazer isto.
Leitura também contribui na reflexão sobre nossas atitudes, na compreensão do próximo, na reinvindicação dos nossos direitos quando estivermos sendo lesados, no engradecimento da alma, a entender melhor o mundo a nossa volta, a escrever bem, pois vemos nos textos como são escritas as palavras, onde se põe vírgula, dois pontos, a forma de construir frases para obter determinados efeitos de sentido e outras coisas mais.
Pessoas que não lêem, às vezes não entendem corretamente as outras, chegam a ser ignorantes agindo e pensando errado achando estarem certas. O que gera conflitos sociais frequentes. Elas também não costumam ter ideias criativas e eficientes e, infelizmente, podem ser enganadas facilmente por pessoas de má índole que possuem mais informações sobre algo importante para elas.
Como a gente vê, o livro não é um monte de papel insignificante e caro. É um meio de informação que nos prepara para enfrentar a sociedade humana cheia de desafios e armadilhas ocultas. Apesar de hoje em dia termos outras fontes de informações como vídeos do You tube, livros não perderam seu valor, pois até temos eles na forma digital em e-books de diversos sites na internet que podem ser lidos em tablets, celulares e computadores.
*Baseado em texto de 13 de fevereiro de 2006
Nenhum comentário:
Postar um comentário