terça-feira, 1 de maio de 2018

Qualidade não se fala, se faz

A gente vê muito por aí propagandas, slogans, comerciais e coisas do tipo anunciando a qualidade de produtos e serviços. Algumas empresas exageram demais nas características fazendo as pessoas ficarem atraídas, porém, quando elas usufruem do anunciado, as coisas podem se mostrar diferentes.
Exemplificando: você vai fazer um curso que dizem ser muito bom, terá ótimos professores e tal, mas quando começa a fazê-lo, depara-se com gente sem uma organização no conteúdo a ser ensinado, mal sabe ensinar, aplicar prova e etc. E aí? As pessoas oferecem um serviço, porém não se atentam a fazer com qualidade de modo a dispor realmente o que anuncia. Isto pode acontecer por causa de vários fatores como: falta de uma formação específica do funcionário, ausência de feedback constante e honesto dos usuários, os materiais e equipamentos são inadequados ou insuficientes, e a empresa não procura se basear em outras empresas que oferecem algo similar.
Mesmo com a qualidade ruim, para nos convencer a pagar pelo produto/serviço, exalta-se muito os pontos mais atrativos dos mesmos usando meios publicitários. Dá-se pouca atenção às suas falhas. Se emprega até pessoas bastante conhecidas que tenham a ver com o anunciado ou sejam bem carismáticas, bonitas e sensuais, isso quando podem pagar por elas, é claro! Usam também fotos editadas, valores financeiros de taxas, mensalidades e coisas do tipo bem baixas, menores que a da concorrência, com promoções, por exemplo. Colocam essas "vantagens" em tamanho gigantesco enquanto bem pequenininhos ficam detalhes que podem nos fazer ter vários problemas depois.
A vantagem de anunciar uma coisa boa e oferecer outra bem pior é que a curto prazo e caso não hajam outras opções melhores, a empresa consegue se manter e crescer, porém, em um período de tempo maior, isso irá denegrir sua imagem com certeza, pois é difícil encontrar cliente disposto a pagar, mesmo barato, pelo ruim havendo algo melhor, ainda que um pouco mais caro. É dinheiro jogado fora, podendo ser apropriadamente investido em outras coisas relacionadas ou não com o que se gastou. Prova disso podem ser encontradas aos montes nos comentários de usuários de produtos/serviços em sites diversos na internet. Até palavrão ocorre!

        Para ter algo de qualidade, dependendo do que se oferece, o empresário deve possuir fornecedores de produtos de grande durabilidade, funcionem bem, tenham garantia, dar preferência a marcas conhecidas e tudo isso a um preço que se dê para repassar ao cliente de forma bastante acessível, considerando a renda da ampla maioria da população.  Já no caso dos serviços, para equipamentos e ferramentas utilizadas vale o que foi dito antes, já o pessoal envolvido, prezar por gente capacitada, de preferência com experiência e, caso necessário e possível, fornecer treinamento para saberem o que fazer em cada momento e ser acessível afim de tirar eventuais dúvidas.
Portanto, fica a dica para você que oferece produtos e serviços: procure sempre ofertar o melhor, nem que gaste um pouco mais encarecendo também sua oferta, pois se o seu for o melhor, claro que terá preferência. Usuários devem sempre usar os de maior qualidade, obrigando o comércio a prover ele a todo instante, dessa forma, teremos ótimos serviços/produtos à nossa disposição quando procurarmos.

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