Não. Por quê? Porque na vida, estudo é apenas um caminho entre alguns outros. Apesar do mundo capitalista que vivemos praticamente todos dependerem de dinheiro para viver, a jornada acadêmica ser a única forma de obter este recurso é uma enganação, pois há como sobreviver também se a pessoa seguir pelo empresariado, viver primitivamente caçando e colhendo em florestas ou ainda em fazendas com algumas adaptações.
Exemplificando, quando vendemos algo, recebemos dinheiro em troca. Se montamos uma empresa, pequena mesmo, oferecendo um serviço ou produto de qualidade e procurado pela população local, sempre atendendo as demandas com presteza e dedicação, obviamente ganha-se bastante dinheiro, podendo usá-lo para suprir nossas necessidades. Somente se o negócio crescer muito que fazer um curso profissionalizante se torna necessário para administrarmos melhor o empreendimento e evitar seu fracasso.
Outra maneira seria viver de forma simples em florestas ou algo parecido. Caçando animais e colhendo frutos primitivamente. Não digo com ferramentas de pedra e pau, morando em cavernas, mas usando utensílios modernos e moradias confortáveis. Complementaria-se esse estilo executando artesanato feito usando materiais encontrados nesse ambiente, obtendo-se dinheiro vendendo-os em feiras de cidades próximas. Com esse recurso, consegue-se coisas que não existem na floresta como roupas, sapatos e etc. No filme "Capitão Fantástico", de 2016, tem-se uma demonstração disso, link. Vez ou outra pode-se precisar de algo das cidades como hospitais, mas sendo cuidadoso, será bem difícil.
Semelhante a anterior, porém com um pouco mais de complexidade, viver em uma fazenda adaptada com autossuficiência também é uma boa pedida. Como seria isso? Plantaría-se e criaría-se os alimentos mais necessários no local; teria um poço, açude, lago ou rio para fornecer água; objetos de madeira podem ser feitos de árvores cultivadas na própria fazenda; pedras serviriam para produzir brita ou fazer as fundações da residência (fizemos isso na casa da minha mãe); entre outras ações. Claro que ainda pode haver a dependência de coisas como energia elétrica, eletrodomésticos, veículos, e outros, porém podem ser obtidos por meio de dinheiro fruto da venda de produtos fabricados na própria fazenda.
Há quem possa estar achando isso fantasioso demais, mas não é! São formas alternativas viáveis que podem suprir perfeitamente as necessidades de qualquer pessoa, basta ela decidir qual gostaria de viver. Uma coisa é certa: não tem como termos tudo o que queremos ou precisamos de "mão beijada", exigirá esforço da nossa parte para os conseguirmos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário