terça-feira, 8 de novembro de 2011

Felicidade: Tudo uma questão de definição

   Há gente que prefere assistir um jogo de futebol, outros pintar, desenhar, curtir uma festa, dançar, beber cachaça, enfim, cada um tem uma coisa que gosta de fazer! Ocorre às vezes de uma pessoa achar que o que a outra está fazendo é desagradável, lhe parecendo que não é uma coisa divertida.
   Porém é tudo uma questão de definição. Nas várias culturas ao redor do mundo o que proporciona felicidade varia conforme a própria crença do indivíduo, sua experiência de vida, sua religião e ensinamentos aprendidos com os pais. Para alguns a felicidade vem da crença e submissão a um deus, para outros vem do seguimento de normas de conduta, na cultura ocidental, varia ainda mais dependendo da idade, lugar, classe social, discernimento da realidade, entre outros aspectos. Se ter um emprego causa satisfação plena em quem consegue um, para quem apenas quer trabalhar com engenharia química pode ter menor importância,  tudo por causa do que já mencionei.
  Para entender como o que a pessoa faz ou persegue lhe proporciona felicidade é preciso olharmos dentro dela, nos concentrarmos na sua visão de mundo, e olhar toda a vida passada dela. Aí sim entenderás como ela se sente feliz fazendo o que faz. Há pessoas que perseguem objetivos que considero pequenos, vãos, porém aquilo lhe proporciona uma sensação de satisfação, da sensação surge o desejo de fazer mais daquilo para sentir novamente aquela sensação prazerosa, é da natureza humana se sentir atraído por algo que lhe satisfaça, não é o que acontece com muitos usuários de drogas? 
   Acredito que agora tenha dado para entender melhor o que proporciona felicidade em cada pessoa.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

O grande Homo Sapiens

  
Nossa espécie foi batizada de Homo Sapiens, que em latim quer dizer "Homem Sabedoria". Assim foi batizado pelos cientistas porque consideram que o ser humano é inteligente, detentor da sabedoria, ao longo de sua evolução descobriu o fogo e inúmeras aplicações para ele como cozinhar, afugentar animais, caçá-los e etc. também descobriu a roda e hoje em dia criou coisas incríveis e inimagináveis anos atrás! Beleza, tudo verdade e incrível, porém quero que vejam o que os seres humanos atuais fazem, vejam os que pessoas próximas a você faz, empresas e governos, quero que me respondam: deixar uma casa imunda é atitude inteligente? Contaminar um ambiente com a explosão de uma usina nuclear pode ser considerado uma atitude de criatura inteligente?
  Vocês podem até dizer que essas coisas acontecem porque o ser humano perde o controle de suas ações de vez em quando e muitas vezes aprende com seus erros, será que quando o homem descobriu o fogo pela primeira vez não se queimou com ele ou um colega do próprio bando ou pior ainda, incendiou sem querer uma mata entendendo melhor os seus efeitos e, a apartir disso, "pensou" em aplicações para ele. Desta forma concluo então que o ser humano aprende por tentativa e erro, ou seja, para saber o efeito de algo precisa testá-lo, é inexato demais só pensar.
  Ok! Está bem! Então o jeito é esse mesmo! Porém naquela, época esta maneira poderia ser válida dadas as circunstâncias, algo que um grupo de nômades faria, dificilmente causaria grande impacto a uma grande região, porém nos dia de hoje não se pode dizer o mesmo, se um país desenvolve-se um acelerador de partículas para fazer o estudo de partículas subatômicas e algo saísse fora de controle e surgisse um buraco-negro, será que o impacto seria pequeno? O que eu quero dizer é que o ser humano está acostumado a agir sem pensar nas consequências de suas ações, está no seu instinto, porém a besteira que uns poucos fazem é capaz de causar uma destruição de nível mundial, pode ser em qualquer país! O homem tem que adquirir um hábito mais responsável e pensar mais nas consequências dos seus atos, porque nesta brincadeira poderá destruir toda a humanidade de uma só vez! Somos Homo Sapiens por termos uma grande capacidade inventiva e investigativa sem limites, porém somos mortais, podemos morrer e se avançarmos nas descobertas e criações sem cautela, seremos destruídos pelas nossas próprias ações!

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Depoimento de um "certinho"

Muita gente, digamos aproximadamente 99% da população de qualquer lugar, acredita que seguir protocolos ou regras é coisa daquele estereotipo de certinho, muitas seguem porque realmente é o que acreditam, já outras são porque temem o que as pessoas ao redor vão pensar delas sendo que enganam-se umas às outras, estas pessoas têm gênio fraco, são influenciáveis demais e mais cedo ou mais tarde terão que tomar suas decisões por si mesmas ou terão vidas infelizes.
Deixando isso de lado, vamos comentar as vantagens de ser "certinho". Bem, seguir regras implica disciplina que por sua vez está ligada ao controle das emoções, do próprio tempo disponível no dia-a-dia, controle da força e energia do indivíduo, sua mente, seu corpo, entre outros tipos de controle. Tudo por uma finalidade, como tudo nessa vida, alcançar um determinado objetivo e este é variável, depende da pessoa, do lugar onde vive, do que faz, com quem vive e muitos outros possíveis fatores. Cada qual escolhe a sua maneira de chegar ao seu objetivo, porém por meio do controle de suas ações, ganha-se tempo, energia, rapidez e eficácia chegando de forma mais rápida à meta ou quando demora-se à ela, quer-se na verdade conquistar algo de forma sólida, isto é, de uma forma que fique com ela por muito tempo, de forma vulgar: "O que vem fácil, vai fácil!".
Há muita gente que pode dizer "Não acredito numa baboseira dessa!", só ouvir é difícil entender mesmo, só entende quem segue este caminho e sente os benefícios estimulantes de progressão, não querendo mais largar tal condição. 
Quero deixar claro que não estou afirmando que esse caminho será fácil, pessoas do mundo todo são tentadas para o desvio, pois há mais motivos para não se fazer algo "difícil" do que para fazê-lo. Exigirá controle da própria vontade, como dizia um professor meu ,"Tem que se policiar!", recomendo sempre se lembrar daquilo que quer e o quanto quer, sua importância para você mesmo toda vez que sentir que não conseguir mais continuar, garanto que conseguirá força e energia para continuar! Mais na frente, não hoje, nem amanhã, no futuro, colherá os bons frutos de suas ações, olhará para trás e verá o quanto fez e dirá abismado:"Eu fiz tudo isso? Não acredito!", não tens ideia da força que tens!
E nunca esqueça, nunca julque algo que nunca sentiu, conheceu ou viu!

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Importância de tudo que existe!

   Pode não parecer, melhor parecer loucura, mas cada grão de areia, ser humano ou pedra que existe em nossa dimensão tem importância para o que ela é. Se por acaso qualquer elemento de nossa dimensão fosse para outra, a nossa sofreria grande transformação, não seria mais a mesma, aí você pergunta, você está falando sobre a ausência de um elemento da nossa dimensão e caso ocorresse o contrário? Isto é, um elemento de outra dimensão viesse para dentro da nossa? Bem haveria transformações do mesmo jeito, se serão melhores ou piores, vai depender do ponto de vista, pois enquanto ocorrer alguns prejuízos para algo ou alguém, haverá benefícios para outros.
   Penso, por lógica, que ao sair de uma dimensão para outra, pode acontecer uma de duas coisas, ou o elemento desaparece da nova dimensão para manter o equilíbrio ou ordem natural ou as duas dimensões, a de origem e a de destino, se fundem, passando por um momento de caos inicial que depois passa para a estabilização e organização da nova dimensão, não sei se seria possível testar esta teoria tão cedo, pois precisar-se-ia de um máquina para abrir um portal no espaço-tempo e assim permitir a migração do elemento em questão!
  Talvez não tenha ficado claro a importância do elemento em questão numa dimensão, pois bem, vamos tomar como exemplo uma pedra, aparentemente insignificante, a presença dela é importante porque uma construção pode se tornar impossível se ela não existir, imagine que a construção fosse a muralha da china que por ausência dessa pedra ficasse frágil em um ponto e num ataque de inimigos desmoronasse e o inimigo invadisse um território matando muito gente e fazendo com que nasçam certas pessoas, finde derrubando algum império e etc; talvez se a pedra tivesse sido usada, isto não teria ocorrido e tudo decorrente da invasão inimiga não teria ocorrido e o desfecho da história teria sido outro, espero ter ficado mais claro! A partir deste exemplo tu entenderás muitos outros exemplos!