domingo, 21 de maio de 2023

Cada um tem seu ritmo

   Já deve ter prestado atenção: quando todos estão se esforçando por um objetivo comum, mesmo aqueles nas mesmas condições e esforços que você, conseguem avançar mais rápido. Suspeita de alguma praga ou encosto, pois não tem outra explicação, mas há sim. É algo interno a cada pessoa. O seu ritmo.

Fonte: Administradores.com
    Se prestar bem atenção, verá o quão são diferentes as pessoas. Até gêmeos univitelinos, gerados a partir de uma única célula, apresentam algumas diferenças, nem que mínimas, na personalidade ou física. Essas distinções fazem ter desempenhos diferentes quando tomam as mesmas atitudes.
    Exemplificando: imagine 2 corredores. Um tem pernas curtas, portanto exigirá mais esforço dele para compensar esse inconveniente, mas se seu corpo não tiver grande resistência, o desempenho pode ser menor. Outro exemplo seria de uma pessoa conseguindo estudar mais horas sem ficar cansada e um que consegue estudar menos tempo. Já é de se imaginar quem terá melhor resultado, né?
    Por ter pior desempenho deves desistir seguir um caminho? Só se você quiser. Na fábula da corrida entre lebre e tartaruga, mesmo esta sendo mais lenta, chegou à linha de chegada em primeiro lugar por conta do desleixo da outra. A história é uma ficção, mas deixa um ensinamento importante que não importa sua velocidade, você pode chegar ao final do caminho escolhido e pessoas de maior capacidade podem perder oportunidades para outras "menos" capazes se forem desleixadas.
      É um caminho árduo, eu sei, mas ignore as críticas procurando ocupar a mente com o motivo de estar fazendo aquilo ou outra coisa, preferencialmente positiva, que te faça desfocar do negativismo. Se não puder fazer muito, faça um pouco de cada vez, conforme sua capacidade, mas seja constante, sem enrolar suas obrigações, pois assim irá fazendo as coisas acontecerem gradualmente. Quando menos esperar, terá alcançado seu objetivo e, com um pouco de sorte, antes do previsto.

sexta-feira, 7 de abril de 2023

A forma certa de usar a teimosia

    A teimosia costuma ser vista como algo ruim, mas isso só ocorre quando é usada de forma errada, pois ela nos deixa firmes em nossas convicções, contribuindo para não desistirmos quando passamos por momentos difíceis rumo a algum objetivo.

Fonte: Eliane Bringmann
     Teimosia é como o sentimento: gera muita energia que a razão não conseguiria produzir. Assim, solidifica nossa visão numa única direção até chegarmos onde queremos chegar. Isso dificulta muitas pessoas de desistir da busca pelos seus sonhos quando já está insuportável a demora e esforço.
   Porém teimosia é cega. Segue em qualquer direção que for guiada, sem considerar as consequências, por isso nós devemos guiá-la bem para termos um bom resultado. Exemplificando: imagine que você quer passar muito num concurso. É cansativo estudar várias horas acordado até tarde, acordando cedo, lendo pilhas de apostilas e livros, assistindo muitas videoaulas etc. Mas se formos teimosos ou persistentes nessas tarefas, podemos colher bons resultados lá na frente.
   Entretanto, a teimosia pode virar obsessão. Como identificar? Quando comes em horários irregulares, não pratica exercícios, fica recluso demais, dorme pouco e manifesta muita irritação, tudo isso são indícios de obsessão que podem te levar a um caminho irreversível. Você deve se dedicar pelos seus objetivos, mas é sempre uma boa ideia fazer pausas em alguns momentos para fazer outra coisa que não tenha nada a ver com aquilo, recarregando suas energias e voltando com força total ao campo de batalha. Seja teimoso, mas moderadamente.

domingo, 5 de março de 2023

Amor incondicional não existe

      Algumas pessoas têm o hábito de falar no amor incondicional. Um sentimento dado sem esperar nada em troca. Fazem essa declaração pra tentar serem verdadeiras. Apesar do intuito nobre, mesmo que não percebamos, há uma condição para este sentimento.

Fonte: ClickFamilia
     Muitos pais amam seus filhos porque lhes gera satisfação amá-los. Patrão gosta de determinado funcionário porquanto este realiza bom serviço. Enamorados se gostam devido compartilharem a sobrecarga das tarefas diárias ou pelo bem estar provocado pela companhia um do outro. Alguém dá esmola para trazer paz a própria consciência. Nessas e muitas outras situações, se analisarmos profundamente, detectamos uma condição promovendo as ações.
    Saber disso torna o sentimento ruim? Não, pois é apenas pra pôr seus pés no chão, evitando ilusões. Aprendendo como as coisas funcionam, podemos sofrer menos esquivando-se de expectativas improváveis. Esta é a importância.
     No universo, tudo recebe estímulo para acontecer e isso ocorre com amor ao próximo também. Enquanto esta condição existir, existirá o sentimento que ele provoca, pois ele é como uma planta sendo irrigada constantemente.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Maçãs um pouco podres

     Todas as pessoas, sem exceção, têm qualidades e defeitos. Às vezes um desses se destaca mais, tornando o outro quase imperceptível para quem não tem olhar atento. Essa desatenção nos faz criar ilusões a respeito das pessoas, culminando em decisões inadequadas que podem gerar arrependimentos posteriores.
     Quando os defeitos se sobressaem, podemos pensar que a pessoa não tem qualidades, isto é um erro, pois todo mundo possui algumas delas para alguém. Olhando com atenção, poderá vê-las, mas... e quanto aos defeitos? Porque como ambos estão na mesma pessoa, não há forma de obter qualidade sem levar defeito. Igual uma maçã parcialmente estragada, cortamos as partes ruins, ficamos com a parte boa. Numa pessoa, é só ignorar tanto quanto possível seus defeitos, ficando atento às suas qualidades, absorvendo o que for útil delas para seu próprio crescimento.
Fonte: CanStock
    Por que não podemos simplesmente nos ater demais às pessoas de qualidades mais realçadas? O que ganhamos com quem tem muitos defeitos? No nosso mundo, existe pouquíssima gente somente de boas qualidades e mesmo estas, nem sempre se tornam muito úteis ou interessantes para nós. Então temos mais maçãs parcialmente podres. Nestas pode haver algo que nos seja útil. Por isso devemos ficar atentos a elas.
    Outra analogia temos na extração de ouro nos garimpos. Ele fica preso em inúmeras impurezas, às vezes tão envolto que pode passar despercebido. Precisamos detectar onde se esconde, remover as impurezas e poli-lo para termos a joia.
     Vivemos num mundo onde o processo de amadurecimento não se faz sozinho, precisamos extrair do espaço ao nosso redor tudo que nos faça melhorar e sofrer menos, ampliando nossos horizontes. Aumentando nossas fontes de aprendizado, aceleramos nossa própria evolução, seguindo na direção do bem estar mental e físico. Por isso, não jogue fora as maçãs um pouco podres que a vida lhe oferece. Veja bem se há algo aproveitável nelas.

domingo, 25 de dezembro de 2022

A importância do legado

        Já te perguntaste por que alguém deve se esforçar em viver quando um dia vai morrer? Qual o sentido de tentar fazer algo durar bastante, sendo sua duração efêmera? Desestimulante saber disso, né? Entretanto, mãe natureza não cria vida sem um propósito e tudo que é vivo, mesmo efêmero, tem motivo para sua existência. O legado.

Fonte: El blog de Rubencho
     O legado ou herança é algo deixado por nós no mundo depois que deixamos ele. Não necessariamente coisa física como dinheiro, casa e carro. Pode ser abstrato. Os herdeiros tanto são parentes quanto um desconhecido qualquer.
          Para algo ser seu legado, deve criá-lo e fazê-lo durar bastante tempo depois que você se for, ou seja, ele também não é eterno. Mas sem preocupação, pois assim como nossa vida cumpre sua finalidade em nos ajudar a produzir um legado, este ajuda na criação de outros legados. Funciona assim: ele pode ser útil ao mundo enquanto determinada situação estiver ocorrendo, porém, quando ela muda, o legado possivelmente torna-se desnecessário, sendo esquecido, entretanto, já contribuiu bastante no suporte a diversas vidas que perduraram em criar legados contribuidores para novos seres e assim por diante. Também existe legado aumentando de tamanho, aprimorando-se, ajudando ainda mais o mundo, porém, sem sua participação, esses legados top não podem ser gerados.
        O que pode ser um legado? Muitas coisas, grandes e pequenas. Livro escrito por ti,  conselho dado a alguém, dinheiro, casa, terreno, veículo, música, dança, invenções, enfim, variados elementos que você cria ou obtém, independentemente se é para satisfação pessoal, e deixas no mundo transformando as vidas. Vamos exemplificar com um legado bem simples: seguindo sua vida fazendo o que gosta como viajando, indo a festas, ajudando os outros no seu trabalho, sempre prestativo, ouvinte, conselheiro e não ofendendo ninguém. Isso é um legado, pois estás sendo observado por várias pessoas próximas a você, inspirando-as para saberem como viver bem, pegando o que veem do seu estilo de vida e adaptando ao delas. Criaste uma referência sendo apenas você mesmo.
         Para aqueles que têm maiores habilidades, são talentosos, podem produzir legados com maior alcance e ainda mais transformadores como uma música calmante ou deixar mensagens importantes para todos.
        Não precisa se preocupar em ter o melhor ou maior legado. Qualquer um serve, mesmo que pequeno, pois até árvores enormes veem de pequenas sementes, então pequenos legados também podem gerar transformações gigantescas.

quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Tentando acertar

     Todo mundo adora acertar e detesta errar, porém, conseguir o primeiro nem sempre é fácil, mas há como aumentar as chances de consegui-lo.

Fonte: Ideia Consultoria
    Pessoas imaturas, inexperientes ou jovens, por não terem tido uma boa orientação durante o desenvolvimento, agem com um objetivo sem terem certeza da precisão das suas ações. Nisso desconhecem também se conseguirão atingir seus objetivos. Nesses casos temos uma loteria em que normalmente a chance de erro é altíssima. Quando dá errado, às vezes repetem as ações, crentes que talvez possam ter agido no momento inapropriado, porém agora em novas tentativas com circunstâncias diferentes pode-se obter resultado distinto.
      Para diminuir as chances de erro, analisar bem o contexto, promove maior sucesso. Deve-se ver  todos os eventos que estão ocorrendo ou irão ocorrer em breve e quais ajudam nosso objetivo acontecer. Não há garantia nenhuma do sucesso, mas pelo menos assim a chance de fracasso pode ficar bastante reduzida.
     Ao longo do tempo, as pessoas aprendem a usar o segundo método, seja através de repetidas ações fracassadas ou semi-fracassadas que progressivamente vão se ajustando em atitudes mais eficazes, seja por orientação de alguém com maior maturidade.
    Se você ainda não acertou na vida, é por que talvez seus métodos são inapropriados ou o momento é inoportuno. Continue tentando e aperfeiçoando suas ações que tudo ainda há de dar certo.

sexta-feira, 12 de agosto de 2022

Impulsividade nas oportunidades

      Impulsividade pode ser entendida também como resposta rápida. É vantajosa por nos fazer economizar tempo e aproveitar as oportunidades antes que outras pessoas o façam, entretanto, se usada incorretamente, pode trazer muitos problemas.

Fonte: PsyMeet
      Oportunidades de emprego, curso, estudo, viagem, negócio, entre outros, aparecem o tempo todo para todos. Muitas vezes elas têm uma disponibilidade com duração muito curta, então, se gastarmos tempo demais pensando, existe possibilidade de as perdermos. Por que pensamos? Porque temos muitas incertezas se ela é adequada para nós mesmos, considerando nossa situação atual. Consideramos diversas variáveis, prós, contras, as consequências a curto, médio e longo prazo, nossa disponibilidade, capacidade, outras oportunidades que talvez possam ser melhores. Tudo isso nos faz ficar indecisos, é normal, porém quando a indecisão se prolonga, corremos risco de perdemos aquela oportunidade que pode ser ideal para nós.
       Então devemos agir o quanto antes? Também não é assim, pois se ela for inapropriada a nossa situação atual, pode atrapalhar outros projetos nos quais já estejamos envolvidos e no geral podemos apresentar maus resultados em tudo, sem falar na possibilidade de surgirem problemas que nos atrapalhem quando surgirem novas oportunidades.
      Na imagem acima vemos a relação entre cada tipo de evento e seus resultados. O ideal é que tenhamos uma decisão já definida quando oportunidades aparecem para agirmos logo, colhendo nossos resultados rapidamente. Aparecendo a oportunidade, ao demorar demais pensando, ela pode se extinguir e não agiremos tempestivamente, como consequência teremos que esperar outra oportunidade aparecer para aproveitarmos.
      Se as oportunidades demoram a perecer, pode ser que consigamos tomar atitude aproveitando-as, mas aproveitaremos menos, portanto teremos resultados menores. Isto porque estes últimos já começam a surgir logo nas primeiras ações, daí vão crescendo. Se começamos tardiamente, crescem pouco. As oportunidades e nossas atitudes alimentam o resultado. 
   Então devemos ter uma decisão formada antecipadamente. Obtém-se isso tirando alguns momentos do nosso dia para pensarmos no que fazer quando determinada coisa surgir, isto é, um planejamento  gerador de uma decisão, ou vice-versa. Obtém-se isso imaginando as situações futuras e observando os acontecimentos ao nosso redor, pois hoje acontece com outros, amanhã pode ser comigo. Não é ficar frequentemente tentando prever o futuro, mas só tirar alguns momentos para isso. Dessa forma, aproveitamos as oportunidades em tempo colhendo melhores resultados e evitamos de se sobrecarregar desnecessariamente.