A teimosia costuma ser vista como algo ruim, mas isso só ocorre quando é usada de forma errada, pois ela nos deixa firmes em nossas convicções, contribuindo para não desistirmos quando passamos por momentos difíceis rumo a algum objetivo.
![]() |
Fonte: Eliane Bringmann |
Teimosia é como o sentimento: gera muita energia que a razão não conseguiria produzir. Assim, solidifica nossa visão numa única direção até chegarmos onde queremos chegar. Isso dificulta muitas pessoas de desistir da busca pelos seus sonhos quando já está insuportável a demora e esforço.
Porém teimosia é cega. Segue em qualquer direção que for guiada, sem considerar as consequências, por isso nós devemos guiá-la bem para termos um bom resultado. Exemplificando: imagine que você quer passar muito num concurso. É cansativo estudar várias horas acordado até tarde, acordando cedo, lendo pilhas de apostilas e livros, assistindo muitas videoaulas etc. Mas se formos teimosos ou persistentes nessas tarefas, podemos colher bons resultados lá na frente.
Entretanto, a teimosia pode virar obsessão. Como identificar? Quando comes em horários irregulares, não pratica exercícios, fica recluso demais, dorme pouco e manifesta muita irritação, tudo isso são indícios de obsessão que podem te levar a um caminho irreversível. Você deve se dedicar pelos seus objetivos, mas é sempre uma boa ideia fazer pausas em alguns momentos para fazer outra coisa que não tenha nada a ver com aquilo, recarregando suas energias e voltando com força total ao campo de batalha. Seja teimoso, mas moderadamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário