quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Tentando acertar

     Todo mundo adora acertar e detesta errar, porém, conseguir o primeiro nem sempre é fácil, mas há como aumentar as chances de consegui-lo.

Fonte: Ideia Consultoria
    Pessoas imaturas, inexperientes ou jovens, por não terem tido uma boa orientação durante o desenvolvimento, agem com um objetivo sem terem certeza da precisão das suas ações. Nisso desconhecem também se conseguirão atingir seus objetivos. Nesses casos temos uma loteria em que normalmente a chance de erro é altíssima. Quando dá errado, às vezes repetem as ações, crentes que talvez possam ter agido no momento inapropriado, porém agora em novas tentativas com circunstâncias diferentes pode-se obter resultado distinto.
      Para diminuir as chances de erro, analisar bem o contexto, promove maior sucesso. Deve-se ver  todos os eventos que estão ocorrendo ou irão ocorrer em breve e quais ajudam nosso objetivo acontecer. Não há garantia nenhuma do sucesso, mas pelo menos assim a chance de fracasso pode ficar bastante reduzida.
     Ao longo do tempo, as pessoas aprendem a usar o segundo método, seja através de repetidas ações fracassadas ou semi-fracassadas que progressivamente vão se ajustando em atitudes mais eficazes, seja por orientação de alguém com maior maturidade.
    Se você ainda não acertou na vida, é por que talvez seus métodos são inapropriados ou o momento é inoportuno. Continue tentando e aperfeiçoando suas ações que tudo ainda há de dar certo.

sexta-feira, 12 de agosto de 2022

Impulsividade nas oportunidades

      Impulsividade pode ser entendida também como resposta rápida. É vantajosa por nos fazer economizar tempo e aproveitar as oportunidades antes que outras pessoas o façam, entretanto, se usada incorretamente, pode trazer muitos problemas.

Fonte: PsyMeet
      Oportunidades de emprego, curso, estudo, viagem, negócio, entre outros, aparecem o tempo todo para todos. Muitas vezes elas têm uma disponibilidade com duração muito curta, então, se gastarmos tempo demais pensando, existe possibilidade de as perdermos. Por que pensamos? Porque temos muitas incertezas se ela é adequada para nós mesmos, considerando nossa situação atual. Consideramos diversas variáveis, prós, contras, as consequências a curto, médio e longo prazo, nossa disponibilidade, capacidade, outras oportunidades que talvez possam ser melhores. Tudo isso nos faz ficar indecisos, é normal, porém quando a indecisão se prolonga, corremos risco de perdemos aquela oportunidade que pode ser ideal para nós.
       Então devemos agir o quanto antes? Também não é assim, pois se ela for inapropriada a nossa situação atual, pode atrapalhar outros projetos nos quais já estejamos envolvidos e no geral podemos apresentar maus resultados em tudo, sem falar na possibilidade de surgirem problemas que nos atrapalhem quando surgirem novas oportunidades.
      Na imagem acima vemos a relação entre cada tipo de evento e seus resultados. O ideal é que tenhamos uma decisão já definida quando oportunidades aparecem para agirmos logo, colhendo nossos resultados rapidamente. Aparecendo a oportunidade, ao demorar demais pensando, ela pode se extinguir e não agiremos tempestivamente, como consequência teremos que esperar outra oportunidade aparecer para aproveitarmos.
      Se as oportunidades demoram a perecer, pode ser que consigamos tomar atitude aproveitando-as, mas aproveitaremos menos, portanto teremos resultados menores. Isto porque estes últimos já começam a surgir logo nas primeiras ações, daí vão crescendo. Se começamos tardiamente, crescem pouco. As oportunidades e nossas atitudes alimentam o resultado. 
   Então devemos ter uma decisão formada antecipadamente. Obtém-se isso tirando alguns momentos do nosso dia para pensarmos no que fazer quando determinada coisa surgir, isto é, um planejamento  gerador de uma decisão, ou vice-versa. Obtém-se isso imaginando as situações futuras e observando os acontecimentos ao nosso redor, pois hoje acontece com outros, amanhã pode ser comigo. Não é ficar frequentemente tentando prever o futuro, mas só tirar alguns momentos para isso. Dessa forma, aproveitamos as oportunidades em tempo colhendo melhores resultados e evitamos de se sobrecarregar desnecessariamente.

terça-feira, 17 de maio de 2022

Atraente X Apelativo

    Você está surfando na internet e de repente vê uma matéria cujo título seja, por exemplo, "Esposa grava escondido o que marido fazia em casa.". Já fica pensando coisas bem absurdas, despertando sua curiosidade ao ponto de ir ler a matéria com grandes expectativas, mas tem uma decepção no final sem graça. Outro exemplo são promessas políticas chamativas desacompanhadas dum plano elaborado de como atingi-las, porém há forte propaganda com citação desta ou daquela ideia. Você assistindo um vídeo, logo no começo pedem para seguir, se inscrever, curtir e ver até o final, quando deveriam fazer isso após a apresentação da mídia. 

     Agora vejamos outro caso em que você vai aleatoriamente para um restaurante de fachada não muito diferente da maioria, porém lá tem atendimento incrível com pratos únicos e preços super em conta. Isto finda lhe atraindo. Mesmo o estabelecimento não fazendo forte divulgação, as pessoas que forem a ele, irão mais vezes, trarão amigos e familiares para conhecê-lo. Ou seja, apesar da fachada não tão chamativa, tem algo atraente, um diferencial.

     Quando uma coisa é atrativa, há menor esforço para segurar seus interessados, pois depois de conhecê-la, eles vão sempre estar por perto porque ela os atrai ou cativa e consegue-se isso atingindo plenamente as expectativas do público, até ultrapassando-as. A satisfação provocada hipnotiza colocando no topo ou bem perto dele na lista de preferências dos visitantes.

Fonte: Dcoracao e Gessele

      Os apelativos costumam se esforçar na divulgação, descuidando da qualidade, então as pessoas que atraem, mesmo quando muitas, vão mais por "pena", amizade ou curiosidade. A fidelidade delas não é tão grande, assim como engajamento. Se aparecer outro fornecendo produto similar, porém melhor, elas facilmente vão dar mais atenção a ele.

     Ou seja, atraente sem apelação, funciona como um museu onde tem diversas obras de arte expostas do jeito que foram feitas pelo artista. Seu nicho é simples, organizado, limpo, mas desprovido de muito destaque em relação as demais obras. Pessoas passam e a obra mais atraente, captura sua atenção, a faz ficar ali diante dela um tempo refletindo, admirando, fixando na mente. Poderá depois revê-la ou pesquisar sobre ela.

      Entretanto, apelação não é usado somente por quem faz coisa de má qualidade. Os excelentes também podem usar, pois ela aumenta o alcance da divulgação dos seus trabalhos. Deve-se evitar apenas exagero ao ponto de omitir informações importantes e importunar indevidamente as pessoas.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Eventos têm fases

     Todos os eventos, bons ou ruins, são divididos em 4 fases assim como a Lua: crescente, cheia, minguante e nova. As durações podem ser diferentes, depende do tipo de evento, mas estão sempre presentes.

     Funciona assim: os eventos provocam sensações na gente como dor, raiva, felicidade, angústia, amor, alegria etc. Cada uma delas tem sua forma peculiar de se manifestar por um determinado tempo. Vejamos abaixo suas manifestações:

  • Crescente: a sensação cresce dentro da gente.
  • Cheia: alcance do seu pico.
  • Minguante: início da redução de intensidade.
  • Nova: a sensação antiga se foi, dando espaço para uma nova.
     
     Por que prever a intensidade das sensações? Porque muitas pessoas sofrem achando eterno seu sofrimento, quando isso não é verdade. O mesmo vale para sentimentos bons como alegria. Todos eles passam por essas fases e, sabendo disso, podemos suportá-los melhor até essa fase passar ou terminar quando queríamos que fosse eterna. Isto é, estamos vivenciando apenas um momento temporário de alguns minutos, horas, dias, semanas ou anos; vai depender do evento promotor da sensação.
     Podemos simplesmente cruzar os braços e esperar a situação passar até chegarmos na fase nova, mas também temos opção de acelerar seu fim tomando alguma atitude. Exemplificando: você bate o pé na cadeira deixando-o roxo. Dói tanto que até chora. A dor vai passar, com certeza, porém, se você botar gelo no local, ela passa mais depressa. Um exemplo mais complexo: tu não tens dinheiro para pagar o aluguel, pois está desempregado. Esperando em casa uma oportunidade de emprego, tu pode alcançar, mas num tempo mais longo do que se você saísse e entregasse alguns currículos nos estabelecimentos.
    Mas aí você me pergunta: por que os eventos são temporários? Alegria não poderia durar para sempre? Eles sendo efêmeros se evita da vida tornar-se entediante. Você aguentaria ser feliz a cada segundo? É igual comer arroz e feijão todos os dias do ano. Difícil imaginar alguém com uma dieta dessa, né? Por conta disso a vida tem essa característica, para não nos entediarmos.
     Evolução gradual da intensidade das sensações em ambos os sentidos é algo importante também. Isso evita choques, pois mudanças repentinas causam fortes impactos e algumas pessoas podem não suportar, sofrendo grandes recaídas ou êxtases, perdendo por completo a noção da realidade à sua volta. Isso pode dar um ponto final na vida da pessoa e ela entrar num estado psicoemocional degradante irreversível.

domingo, 2 de janeiro de 2022

Relacionamentos

       Relacionamentos. Muita gente ao ouvir tal palavra pensa em matrimônio ou namoro, porém seu significado é muito mais amplo que isso. Também envolve a relação de amigos, parentes, pets, plantas, trabalho, estudo, objetos inanimados, entre outros. Cada uma dessas relações tem as suas próprias particularidades, mas essencialmente guardam muitas similaridades.

     Segundo Origem da Palavra, "relacionar" tem origem na forma latina "relatio", significando "trazer de volta", ou seja, alguma coisa indo e voltando. Este último pode ser muitas coisas a depender do relacionamento, mas, num primeiro momento, importante é saber que nada deve sair dum lugar e não retornar pra ele futuramente, isto tudo para manter equilíbrio. Sem isso, o relacionamento mingua.

   Vamos verificar as fases duma relação de amizade. Nos aproximamos conscientemente ou inconscientemente doutra pessoa pelo nosso interesse momentâneo em algo que ela possa oferecer. Pode ser também por sua beleza atraente, elegância, roupa, carro bom, sentirmos seu mal estar e precisar conversar com alguém. Essa fase inicial dura algumas horas ou alguns dias. Caso a pessoa tenha algo nos atraindo demasiadamente, podendo fornecê-lo por tempo bastante prolongado, prolonga-se a fase, havendo trocas de conversas, alguns segredos, momentos juntos. Tudo isso  frequentemente.

      Analisemos uma relação entre pessoa e pet. Você vê o animal, ele não fala, mas tem algo que te atrai, seja sua cor, tamanho, jeito ou lembrança boa recordada ao olhá-lo. Depois de passar pela fase inicial, se ele continuar lhe atraindo constantemente com alguma coisa, o relacionamento perdura. Isso acontece nos diversos relacionamentos.

   As relações podem durar a vida toda dos envolvidos, dependendo apenas deles conseguirem fornecer pro outro constantemente elemento atraente na medida certa, ou seja, cada um é como o sol no dia do outro, pois se deixar de brilhar, não será mais enxergado.

     Sobre o algo que vai e volta, ele pode ser amor, conselho, piadas, carro, moto, dinheiro, roupas, práticas esportivas, muitos elementos possíveis, pois cada pessoa tem um conjunto de gostos ou interesses próprios. Uns são mais materialistas, outros preferem coisas abstratas e lembre: gosto não se discute, mas tem deles que podem ser prejudiciais à pessoa quando em excesso.

     E quanto a intensidade ou quantidade desse algo oscilante? Amor dado por uma pessoa possui  tamanho equivalente ao recebido? Como mensurar isso? Quem mensura é o receptor através da comparação entre esperado e obtido. Exemplificando: se você come bem todo dia, quando lhe dão uma quentinha preparada há 2 dias, azeda, provavelmente, dado seus costumes, está recebendo abaixo do esperado, então 'tá obtendo pouco, assim sua relação com a pessoa que lhe deu quentinha tende minguar. Agora se mesmo azeda, o alimento for oferecido para um mendigo faminto que come duas vezes por semana, pra ele, é uma benção, resultado diferente da situação anterior.

     

domingo, 7 de novembro de 2021

Não seja um boneco

     Vivemos numa sociedade que tenta nos manipular o tempo todo. São as propagandas, política, religião, "família", "amigos", escolas e ambientes de trabalho. Cada situação dessa faz pessoas quererem nossa obediência às suas vontades sem raciocinarmos sobre elas, ignorando nossos desejos e sentimentos.

zgfdgfs
Fonte: Mega Shop Sul
      Como saber se estamos de fato sendo manipulados? Só analisar nossa satisfação com nossas ações: caso estejamos verdadeiramente satisfeitos, então não estamos sendo manipulados, fazemos aquilo por que nos dá vontade,  independentemente de estarmos ou não realizando os desejos doutras pessoas. Assim, quando estamos insatisfeitos ou felizes com o que fazemos, mas sentindo a falta de algo oculto da gente, ocorre manipulação, pois estamos insatisfeitos ou não sabemos o porquê de estar fazendo aquilo.

      Existem momentos que não tem jeito: devemos nos deixar ser manipulados pelo melhor para todos. Por exemplo, quando chegamos num banco ou lotérica, mesmo querendo ser atendidos primeiro, devemos respeitar o direito daqueles que chegaram antes da gente serem atendidos primeiro. Eles fizeram por merecer e é dever nosso reconhecer isto. Também existem as leis e regulamentos internos das instituições com regras estabelecidas para o convívio saudável entre todos.

      Caso as pessoas se afastem da gente quando não fazermos o que elas querem, devemos agradecer, pois estar conosco por interesse, é para ficarem longe mesmo. Assim você poderá dar atenção a quem realmente vale a pena. Não sofra pelas pessoas com uma visão deturpada das relações humanas. Mesmo que as queira por perto, afastar-se delas poderá ajudá-las a tentar ver os próprios erros.

domingo, 10 de janeiro de 2021

Sofrimento prévio

             Ansiedade todo mundo deve ter um pouco, não há como negar, mas quando é exagerada costuma causar sofrimento em muitas pessoas. A sensação ocorre ao fixar na mente eventos que sequer aconteceram. Como assim? Sofrer por conta de algo inexistente? Quer dizer um fantasma é? Talvez, né? Kkkk!

             Há pessoas muito preocupadas com o futuro, bons resultados, boas aparências e tal. Dão muita dedicação naquilo que fazem, algumas por conta de opinião alheia, outras devido a satisfação da própria vontade. Aquelas com TOC, Transtorno Obsessivo Compulsivo, organizadas e atentas demais, apresentam ansiedade em algum grau.

              Esta condição faz a pessoa criar situações imaginárias futuras boas ou ruins. Estas últimas fazem ela sofrer, perder a fome, dormir mal, entre outros distúrbios. Ela trata algo que ainda vai acontecer como se fosse presente, estivesse de fato acontecendo. Fica a todo instante repetindo isso na cabeça, se preocupando em demasia. Como consequência ela não consegue se concentrar direito em outras atividades, apresentando baixa produtividade. Como há um lado psicológico nesse problema, a pessoa precisa trabalhar sua mente para tentar pelo menos reduzir os efeitos da ansiedade. Como? Veremos adiante!

O problema está na mente. Pensar demais em algo que ainda vai acontecer. Então basta ocupar os pensamentos com outra coisa. Exemplificando: você fez uma prova e está ansioso pelo resultado que só vai sair daqui a um mês; em vez de ficar pensando nisso, vá limpar uma casa, lavar roupa, ler um livro, sair com os amigos, dormir, assistir um filme, ouvir música, enfim, fazer qualquer coisa não relacionada a prova para ocupar a mente; isto fará o tempo passar. Pronto.

Ansiedade exagerada é ruim e assim que percebermos sua presença, devemos tomar atitude o quanto antes para evitarmos que aumente e nos prejudique ao longo do tempo.