Todo mundo adora acertar e detesta errar, porém, conseguir o primeiro nem sempre é fácil, mas há como aumentar as chances de consegui-lo.
![]() |
| Fonte: Ideia Consultoria |
Pretendo com este blog dar uma nova visão de mundo a todos que lerem estas postagens. Deixo claro que nas mesmas, apenas exponho meus pontos de vista sobre diversos assuntos da nossa sociedade ou exponho conselhos meus. São frutos das minhas reflexões pessoais.
Todo mundo adora acertar e detesta errar, porém, conseguir o primeiro nem sempre é fácil, mas há como aumentar as chances de consegui-lo.
![]() |
| Fonte: Ideia Consultoria |
Impulsividade pode ser entendida também como resposta rápida. É vantajosa por nos fazer economizar tempo e aproveitar as oportunidades antes que outras pessoas o façam, entretanto, se usada incorretamente, pode trazer muitos problemas.
![]() |
| Fonte: PsyMeet |
Você está surfando na internet e de repente vê uma matéria cujo título seja, por exemplo, "Esposa grava escondido o que marido fazia em casa.". Já fica pensando coisas bem absurdas, despertando sua curiosidade ao ponto de ir ler a matéria com grandes expectativas, mas tem uma decepção no final sem graça. Outro exemplo são promessas políticas chamativas desacompanhadas dum plano elaborado de como atingi-las, porém há forte propaganda com citação desta ou daquela ideia. Você assistindo um vídeo, logo no começo pedem para seguir, se inscrever, curtir e ver até o final, quando deveriam fazer isso após a apresentação da mídia.
Agora vejamos outro caso em que você vai aleatoriamente para um restaurante de fachada não muito diferente da maioria, porém lá tem atendimento incrível com pratos únicos e preços super em conta. Isto finda lhe atraindo. Mesmo o estabelecimento não fazendo forte divulgação, as pessoas que forem a ele, irão mais vezes, trarão amigos e familiares para conhecê-lo. Ou seja, apesar da fachada não tão chamativa, tem algo atraente, um diferencial.
Quando uma coisa é atrativa, há menor esforço para segurar seus interessados, pois depois de conhecê-la, eles vão sempre estar por perto porque ela os atrai ou cativa e consegue-se isso atingindo plenamente as expectativas do público, até ultrapassando-as. A satisfação provocada hipnotiza colocando no topo ou bem perto dele na lista de preferências dos visitantes.
| Fonte: Dcoracao e Gessele |
Os apelativos costumam se esforçar na divulgação, descuidando da qualidade, então as pessoas que atraem, mesmo quando muitas, vão mais por "pena", amizade ou curiosidade. A fidelidade delas não é tão grande, assim como engajamento. Se aparecer outro fornecendo produto similar, porém melhor, elas facilmente vão dar mais atenção a ele.
Ou seja, atraente sem apelação, funciona como um museu onde tem diversas obras de arte expostas do jeito que foram feitas pelo artista. Seu nicho é simples, organizado, limpo, mas desprovido de muito destaque em relação as demais obras. Pessoas passam e a obra mais atraente, captura sua atenção, a faz ficar ali diante dela um tempo refletindo, admirando, fixando na mente. Poderá depois revê-la ou pesquisar sobre ela.
Entretanto, apelação não é usado somente por quem faz coisa de má qualidade. Os excelentes também podem usar, pois ela aumenta o alcance da divulgação dos seus trabalhos. Deve-se evitar apenas exagero ao ponto de omitir informações importantes e importunar indevidamente as pessoas.
Todos os eventos, bons ou ruins, são divididos em 4 fases assim como a Lua: crescente, cheia, minguante e nova. As durações podem ser diferentes, depende do tipo de evento, mas estão sempre presentes.
Funciona assim: os eventos provocam sensações na gente como dor, raiva, felicidade, angústia, amor, alegria etc. Cada uma delas tem sua forma peculiar de se manifestar por um determinado tempo. Vejamos abaixo suas manifestações:
Relacionamentos. Muita gente ao ouvir tal palavra pensa em matrimônio ou namoro, porém seu significado é muito mais amplo que isso. Também envolve a relação de amigos, parentes, pets, plantas, trabalho, estudo, objetos inanimados, entre outros. Cada uma dessas relações tem as suas próprias particularidades, mas essencialmente guardam muitas similaridades.
Segundo Origem da Palavra, "relacionar" tem origem na forma latina "relatio", significando "trazer de volta", ou seja, alguma coisa indo e voltando. Este último pode ser muitas coisas a depender do relacionamento, mas, num primeiro momento, importante é saber que nada deve sair dum lugar e não retornar pra ele futuramente, isto tudo para manter equilíbrio. Sem isso, o relacionamento mingua.
Vamos verificar as fases duma relação de amizade. Nos aproximamos conscientemente ou inconscientemente doutra pessoa pelo nosso interesse momentâneo em algo que ela possa oferecer. Pode ser também por sua beleza atraente, elegância, roupa, carro bom, sentirmos seu mal estar e precisar conversar com alguém. Essa fase inicial dura algumas horas ou alguns dias. Caso a pessoa tenha algo nos atraindo demasiadamente, podendo fornecê-lo por tempo bastante prolongado, prolonga-se a fase, havendo trocas de conversas, alguns segredos, momentos juntos. Tudo isso frequentemente.
Analisemos uma relação entre pessoa e pet. Você vê o animal, ele não fala, mas tem algo que te atrai, seja sua cor, tamanho, jeito ou lembrança boa recordada ao olhá-lo. Depois de passar pela fase inicial, se ele continuar lhe atraindo constantemente com alguma coisa, o relacionamento perdura. Isso acontece nos diversos relacionamentos.
As relações podem durar a vida toda dos envolvidos, dependendo apenas deles conseguirem fornecer pro outro constantemente elemento atraente na medida certa, ou seja, cada um é como o sol no dia do outro, pois se deixar de brilhar, não será mais enxergado.
Sobre o algo que vai e volta, ele pode ser amor, conselho, piadas, carro, moto, dinheiro, roupas, práticas esportivas, muitos elementos possíveis, pois cada pessoa tem um conjunto de gostos ou interesses próprios. Uns são mais materialistas, outros preferem coisas abstratas e lembre: gosto não se discute, mas tem deles que podem ser prejudiciais à pessoa quando em excesso.
E quanto a intensidade ou quantidade desse algo oscilante? Amor dado por uma pessoa possui tamanho equivalente ao recebido? Como mensurar isso? Quem mensura é o receptor através da comparação entre esperado e obtido. Exemplificando: se você come bem todo dia, quando lhe dão uma quentinha preparada há 2 dias, azeda, provavelmente, dado seus costumes, está recebendo abaixo do esperado, então 'tá obtendo pouco, assim sua relação com a pessoa que lhe deu quentinha tende minguar. Agora se mesmo azeda, o alimento for oferecido para um mendigo faminto que come duas vezes por semana, pra ele, é uma benção, resultado diferente da situação anterior.
Vivemos numa sociedade que tenta nos manipular o tempo todo. São as propagandas, política, religião, "família", "amigos", escolas e ambientes de trabalho. Cada situação dessa faz pessoas quererem nossa obediência às suas vontades sem raciocinarmos sobre elas, ignorando nossos desejos e sentimentos.
| Fonte: Mega Shop Sul |
Existem momentos que não tem jeito: devemos nos deixar ser manipulados pelo melhor para todos. Por exemplo, quando chegamos num banco ou lotérica, mesmo querendo ser atendidos primeiro, devemos respeitar o direito daqueles que chegaram antes da gente serem atendidos primeiro. Eles fizeram por merecer e é dever nosso reconhecer isto. Também existem as leis e regulamentos internos das instituições com regras estabelecidas para o convívio saudável entre todos.
Caso as pessoas se afastem da gente quando não fazermos o que elas querem, devemos agradecer, pois estar conosco por interesse, é para ficarem longe mesmo. Assim você poderá dar atenção a quem realmente vale a pena. Não sofra pelas pessoas com uma visão deturpada das relações humanas. Mesmo que as queira por perto, afastar-se delas poderá ajudá-las a tentar ver os próprios erros.
Ansiedade todo mundo deve ter um pouco, não há como negar, mas quando é exagerada costuma causar sofrimento em muitas pessoas. A sensação ocorre ao fixar na mente eventos que sequer aconteceram. Como assim? Sofrer por conta de algo inexistente? Quer dizer um fantasma é? Talvez, né? Kkkk!
Há pessoas muito preocupadas com o futuro, bons resultados, boas aparências e tal. Dão muita dedicação naquilo que fazem, algumas por conta de opinião alheia, outras devido a satisfação da própria vontade. Aquelas com TOC, Transtorno Obsessivo Compulsivo, organizadas e atentas demais, apresentam ansiedade em algum grau.

O problema está na mente. Pensar demais em algo que ainda vai
acontecer. Então basta ocupar os pensamentos com outra coisa. Exemplificando:
você fez uma prova e está ansioso pelo resultado que só vai sair daqui a um mês;
em vez de ficar pensando nisso, vá limpar uma casa, lavar roupa, ler um livro,
sair com os amigos, dormir, assistir um filme, ouvir música, enfim, fazer
qualquer coisa não relacionada a prova para ocupar a mente; isto fará o tempo
passar. Pronto.
Ansiedade exagerada é ruim e assim que percebermos sua presença,
devemos tomar atitude o quanto antes para evitarmos que aumente e nos
prejudique ao longo do tempo.