Todos os eventos, bons ou ruins, são divididos em 4 fases assim como a Lua: crescente, cheia, minguante e nova. As durações podem ser diferentes, depende do tipo de evento, mas estão sempre presentes.
Funciona assim: os eventos provocam sensações na gente como dor, raiva, felicidade, angústia, amor, alegria etc. Cada uma delas tem sua forma peculiar de se manifestar por um determinado tempo. Vejamos abaixo suas manifestações:
- Crescente: a sensação cresce dentro da gente.
- Cheia: alcance do seu pico.
- Minguante: início da redução de intensidade.
- Nova: a sensação antiga se foi, dando espaço para uma nova.
Por que prever a intensidade das sensações? Porque muitas pessoas sofrem achando eterno seu sofrimento, quando isso não é verdade. O mesmo vale para sentimentos bons como alegria. Todos eles passam por essas fases e, sabendo disso, podemos suportá-los melhor até essa fase passar ou terminar quando queríamos que fosse eterna. Isto é, estamos vivenciando apenas um momento temporário de alguns minutos, horas, dias, semanas ou anos; vai depender do evento promotor da sensação.
Podemos simplesmente cruzar os braços e esperar a situação passar até chegarmos na fase nova, mas também temos opção de acelerar seu fim tomando alguma atitude. Exemplificando: você bate o pé na cadeira deixando-o roxo. Dói tanto que até chora. A dor vai passar, com certeza, porém, se você botar gelo no local, ela passa mais depressa. Um exemplo mais complexo: tu não tens dinheiro para pagar o aluguel, pois está desempregado. Esperando em casa uma oportunidade de emprego, tu pode alcançar, mas num tempo mais longo do que se você saísse e entregasse alguns currículos nos estabelecimentos.
Mas aí você me pergunta: por que os eventos são temporários? Alegria não poderia durar para sempre? Eles sendo efêmeros se evita da vida tornar-se entediante. Você aguentaria ser feliz a cada segundo? É igual comer arroz e feijão todos os dias do ano. Difícil imaginar alguém com uma dieta dessa, né? Por conta disso a vida tem essa característica, para não nos entediarmos.
Evolução gradual da intensidade das sensações em ambos os sentidos é algo importante também. Isso evita choques, pois mudanças repentinas causam fortes impactos e algumas pessoas podem não suportar, sofrendo grandes recaídas ou êxtases, perdendo por completo a noção da realidade à sua volta. Isso pode dar um ponto final na vida da pessoa e ela entrar num estado psicoemocional degradante irreversível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário