segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

Por que pessoas preferem a mentira ao invés da verdade?

      Se você conhece muitas pessoas, deve ter passado por situações que detestou ouvir a verdade sobre algumas coisas, achando ser mentira, invertendo também quando ouviu algo inverídico. Talvez isso seja bem comum no mundo todo, mas por que acontece?

Fonte: Editora Cléofas
      Para entender, só pensar que muita gente detesta dor física. Seja pancada, paulada, ferimento, espinhos, frio ou calor extremos etc. A mesma situação ocorre no psicológico, pois verdades provocam sensações desagradáveis como raiva, medo, depressão, ansiedade, entre outros, que às vezes refletem em alguma dor física também, mas o comum mesmo é perturbar a mente da pessoa.

     Isso verdade costuma sempre provocar, então, se queremos evitá-la, só negar sua existência. Muito simples, né? Mas não resolve nada. A negação estará ali criando um mundo ilusório na vida da pessoa e gerando outras sensações ruins que ela desconhece o motivo, pois isto é outra verdade negada. Isso cresce gradativamente como uma bola de neve caso não seja resolvido logo, desabando sobre a pessoa futuramente, tornando ainda mais difícil se levantar depois.

      Negar é típico de pessoas imaturas, independentemente da idade, portanto, gente com maior maturidade recebe a verdade tranquilamente e às vezes sente só uma dor leve, mas nada para fazê-la querer morrer.

        Então, se queremos evitar viver de ilusões, temos que amadurecer e aceitar o mundo como ele é, mesmo doendo, pelo menos assim, nossas escolhas nos levarão a situações previsíveis, portanto não ficaremos surpresos, diminuindo nosso sofrimento, pois vislumbramos expectativas mais de acordo com a realidade que nos cerca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário