domingo, 9 de setembro de 2018

As chances de acontecer

      Para algo acontecer, podem existir dezenas de elementos ou variáveis promotores. Fora isso, ainda tem a forma como eles interagem e o momento disso ocorrer, pois interação acontecendo em determinado instante acarreta uma ação, esta interage com outra variável promovendo em seguida novas ações numa reação gradativa que poderia ter aspecto diferente se a iniciante de tudo fosse outra. 
    Para a consecução de uma ação ou objetivo específicos, são necessárias determinadas ocorrências, com certas intensidades, ocorrendo numa sequência e instante certos como se fosse uma receita de bolo. Quão mais próximas as situações ocorrem da cadeia de eventos, maior a probabilidade ou chance da ação desejada ocorrer. Exemplificando: se você quer que um mamoeiro dê mamão o tempo todo, quando estiver botando flores, ele precisa de terra fértil e úmida, e insetos polinizadores. Tendo isso, é óbvio de serem elevadas as chances de conseguirmos o desejado, não é? Agora, digamos que em algum momento pare de chover e a planta não seja irrigada, mesmo ela dando as flores, provavelmente produzirá menos frutos e menores, pois a deficiência aquífera prejudica o desenvolvimento deles, reduzindo a probabilidade de manter a produtividade de outrora.
        Trazendo isso aos nossos objetivos, tanto profissionais quanto pessoais, entre os elementos que realizam nosso desejo, alguns correspondem justamente às nossas ações. Quando o objetivo depende grandemente das nossas atitudes, podemos aumentar e muito as chances dele ocorrer apenas fazendo as coisas necessárias no momento e sequência corretos.
       Exemplificando: você mora de casa alugada, é casada, ambos trabalham, porém não ganham mais do que um salário mínimo cada. Vocês têm um terreno disponível. É um pouco pequeno, mas dá para construir uma casa razoável. Tu queres construí-la, entretanto alega não ter dinheiro suficiente. Espera uma herança, conseguir um emprego de melhor salário ou uma outra oportunidade. Com esta atitude, as chances de construir sua casa um dia, são mínimas, bem dizer, nulas. Agora, mesmo você e seu marido ganhando pouco, se todo mês tirassem cada um no mínimo 100 reais do próprio salário e botassem numa poupança no banco e, no final do ano, pegassem o que juntaram, teriam cerca de 2,4 mil reais. Não é muito, mas dá para comprar alguns materiais de construção, se você, seu marido, ou parentes de ambos souberem trabalhar com alvenaria, marcenaria e soldagem, economizam um pouco com o custo de mão de obra. Ao usarem alguns materiais como pedras e paus úteis que hajam no terreno ou de refugo aproveitável de outras pessoas, já ajuda bastante. Mesmo não dando para construir a casa toda de uma vez, faz uma parte e no ano seguinte outra e assim sucessivamente. Quando menos esperar, terá construído tudo do jeito que queria. Com essa atitude, aumentou as chances de construí-la e morar na sua propriedade.
      O exemplo da casa se aplica a qualquer coisa que desejar, mas fique ciente: mesmo com organização, planejamento e dedicação extrema, o que tu fazes é apenas aumentar a chance dela ocorrer, pois como já falei, algo depende de vários elementos para acontecer e suas ações são apenas alguns deles.
    Se, no decorrer dos eventos, ocorrer alguma imprevisibilidade importante num momento inapropriado, o objetivo pode não ser alcançado ou demorar mais na obtenção. Pegando o exemplo da casa. Se você ou seu marido perderem o emprego, diminui a fonte de recurso para investir no empreendimento, até porque vocês têm outras despesas como feira, roupas, aluguel, gasolina da moto ou carro, remédios, material escolar dos filhos, entre outros custos importantes. O projeto fica inviabilizado por um tempo até terem uma nova fonte de renda, viabilizando-o novamente.
        Portanto, tomar as atitudes corretas, aumenta as chances de alcançar seus objetivos, porém tudo não está sob seu controle plenamente e pode ocorrer de demorar ainda mais do que o esperado para alcançá-los.