terça-feira, 22 de novembro de 2016

Não desista dos grandes objetivos assim tão fácil

     Há pessoas que às vezes pensam em objetivos grandes como se tornar um profissional conhecido internacionalmente, resolver um problema dificílimo em alguma área específica ou adquirir um conhecimento ou habilidade que ninguém tem. Porém, devido a variados motivos, desistem achando que não conseguem. Mas será que não conseguem mesmo?
   Medo, críticas, piadas, falta de conhecimento, distância geográfica, origem social, situação financeira, pouco ou nenhum auxílio, entre outros elementos, podem fazer qualquer um desistir de um grande objetivo. Eu mesmo quase desisti de fazer minha faculdade em 2009 por conta da falta de conhecimento sobre as linhas de ônibus, a faculdade ser em torno de 150km de onde eu morava e não ter uma casa para eu ficar durante o período. Graças a meu amigo Eduardo Moraes que ofereceu a casa dele para eu ficar, que tudo foi se ajeitando e deu certo.
     Quando estas dificuldades vêm todas juntas, aí sim fica difícil seguir em frente, mas, antes de desistir, analise minuciosamente sua situação, procure informações e auxílio desconhecidos por você que podem lhe ajudar enormemente. Decisões tomadas impulsivamente, têm a possibilidade de lhe fazer perder grandes oportunidades, ou seja, pode deixar de realizar seus sonhos apenas porque não se esforçou um pouquinho mais para sanar as dúvidas que tinha.
    Tu deves conhecer muitos cantores, atrizes, atores e jogadores de futebol, mas conhece o passado deles? Sabe como foi a infância deles? Vou pegar um exemplo: Silvester Stallone, o que fez Rambo. Antes de ser conhecido, ele tinha muitas dificuldades financeiras, chegou  a dormir na rua e até a passar fome enquanto escrevia o roteiro do filme Falcão - O campeão dos campeões. Depois de pronto, ele apresentou o texto para um diretor que se interessou, mas Silvester queria ser o ator principal, o que não era o desejo do outro. Depois de muito insistir, Stallone conseguiu o que queria e fez o filme, passando a ser conhecido desde então.
     Outra coisa que deve procurar reduzir é sua ansiedade. Pois, como já falei no texto "O melhor caminho", o tempo para se alcançar o seu objetivo, é diretamente proporcional ao tamanho dele. Ou seja, pode demorar muito até que consiga todos os requisitos necessários para torná-lo realidade. Vá adquirindo-os um por um e aprimorando-os que quando menos esperar, já o terá alcançado.
    Então, antes de pensar em desistir dos seus objetivos, seja ele fácil ou difícil, analise com cuidado se não tem como derrubar os empecilhos para sua realização. Talvez com poucas ações consiga isso e, não importa quem você seja, pode ser grande ou fazer grandes coisas como qualquer pessoa.


sexta-feira, 11 de novembro de 2016

O melhor caminho

     Todo adolescente chega a um momento que se enche de perguntas como: que caminho escolherei daqui em diante? que trabalho terei? devo fazer uma faculdade? Se sim, qual? Devo tentar uma oportunidade fora da minha cidade? Um curso final de semana pode ser bom? Ter filho agora é uma boa ideia? Entre muitas outras questões...
         Estas perguntas são importantes, pois um caminho bem definido desde já, nos ajuda a ganhar tempo e evitar desperdício de esforço e dinheiro. Conseguimos nossos objetivos em um curto espaço temporal e sem arrependimentos se comparado a agir às cegas. Mas responder essas perguntas não é uma tarefa fácil para muita gente.
       Alguém com tantas dúvidas pode resolvê-las conversando com uma pessoa adequada, mas com quem quando pertencem a famílias um tanto quanto problemáticas como pai alcoólatra, mãe sem um juízo muito certo, outros familiares e até amigos um tanto quanto pessimistas ou conservadores demais?
    Uma saída é, sempre que possível, conversar muito com gente de sucesso atentando ao que fizeram no passado e também analisar casos diversos de pessoas mais velhas prestando atenção nos resultados das escolhas delas. Com estas informações, poderá ver distintos destinos e que ações podem te levar a cada um deles. Assim, tu saberás o que fazer e não fazer dependendo de onde quer chegar.
        Acrescente ainda informações obtidas de leituras e pesquisas em jornais, livros, revistas, sites e outras fontes. Por exemplo, no caso da escolha de um emprego, não basta apenas você escolher algo que goste de fazer, tem que analisar a demanda do mercado, salário, se precisa de uma faculdade e se você encara uma. Depois de tudo isso analisado, aí sim você pode se decidir que caminho seguir, pois um desejo pode também lhe prejudicar se não for bem observado.
       Ao perseguir um objetivo, fique ligado que o tempo para alcançá-lo é diretamente proporcional ao seu tamanho, ou seja, quanto maior ele for, mais se demorará para chegar nele e talvez sua vida não dure o suficiente. Este é mais um ponto que deve se atentar na escolha do objetivo para reduzir sua ansiedade e, mesmo que ele seja de difícil obtenção, não obrigatoriamente deve pensar em desistir, pois nem tudo que se pensa, acontece de fato.
     Com nosso amadurecimento e aumento do nosso conhecimento, conhecemos uma nova realidade que pode nos forçar a mudar nossos desejos. Com esta mudança, é de se esperar uma alteração significativa em nossas aspirações que pode mudar nosso caminho. Assim, não se agarre tanto ao seu objetivo fazendo dele uma obsessão, isso evitará sofrimento futuro e o cometimento de erros graves.
       Enfim, devemos escolher um caminho para seguir, pois parado não podemos ficar. Pode não ser fácil escolher um caminho bom, mas impossível não o é. Siga em frente e atente-se sempre que for necessário mudar de rota.