Antes de mais nada, esta técnica não é nova, é apenas uma remodelagem de outra que vi no seriado Dois Homens e Meio, uma de duas listas que o irmão de Charlie sempre fazia quando ele ou alguém precisava tomar uma decisão difícil. E provavelmente esta deve ser muito usada por psicólogos, pediatras e outros profissionais, não sei!
Enfim, a técnica da balança é usada sempre que tem-se que tomar uma decisão sobre algo importante e se está na dúvida.
Consiste em imaginar uma balança de dois pratos, um prato é do CONTRA, é onde se deve colocar tudo que indica que não deve fazer o que esta decisão pede; o outro prato é do PRÓ, é onde se deve colocar tudo que indica que deve fazer o que a decisão pede. Depois que não achar mais nada para colocar nos pratos, veja qual lado tem mais itens, o que tiver mais ganha e assim você decide pelo lado vencedor. Vou exemplificar uma situação que ocorreu comigo e usei o princípio da balança.
Após a faculdade, fui estagiar em uma empresa que ficava a 20km da minha casa, no meio dos matos. Para ir para lá, eu ía de carona com outro funcionário, mas isso começou a me incomodar, pois às vezes eu tinha que sair mais tarde ou ir mais tarde e desse jeito não dava certo. Então pensei em comprar uma moto, porém fiquei na dúvida se era o certo a fazer mesmo, então apliquei a balança.
Observando a figura acima fica fácil entender, né? Como o lado do PRÓ pesou mais, obviamente eu comprei a moto e de fato isso foi muito bom para mim, pois quando quis fazer concursos em cidades vizinhas, tive transporte próprio para isso, resolver coisas da minha mãe em outras cidades também ficou fácil e a falta de prática que havia no prato do CONTRA da balança, sumiu depois, pois aos poucos fui ganhando habilidade, até pilotei motos da empresa em plena BR sem muitos problemas.
Então, pessoal, deixo esta técnica para ajudar vocês nos seus momentos de dúvida e assim como me ajudou, provavelmente poderá ajudar vocês também. Boas decisões a todos.