domingo, 2 de janeiro de 2022

Relacionamentos

       Relacionamentos. Muita gente ao ouvir tal palavra pensa em matrimônio ou namoro, porém seu significado é muito mais amplo que isso. Também envolve a relação de amigos, parentes, pets, plantas, trabalho, estudo, objetos inanimados, entre outros. Cada uma dessas relações tem as suas próprias particularidades, mas essencialmente guardam muitas similaridades.

     Segundo Origem da Palavra, "relacionar" tem origem na forma latina "relatio", significando "trazer de volta", ou seja, alguma coisa indo e voltando. Este último pode ser muitas coisas a depender do relacionamento, mas, num primeiro momento, importante é saber que nada deve sair dum lugar e não retornar pra ele futuramente, isto tudo para manter equilíbrio. Sem isso, o relacionamento mingua.

   Vamos verificar as fases duma relação de amizade. Nos aproximamos conscientemente ou inconscientemente doutra pessoa pelo nosso interesse momentâneo em algo que ela possa oferecer. Pode ser também por sua beleza atraente, elegância, roupa, carro bom, sentirmos seu mal estar e precisar conversar com alguém. Essa fase inicial dura algumas horas ou alguns dias. Caso a pessoa tenha algo nos atraindo demasiadamente, podendo fornecê-lo por tempo bastante prolongado, prolonga-se a fase, havendo trocas de conversas, alguns segredos, momentos juntos. Tudo isso  frequentemente.

      Analisemos uma relação entre pessoa e pet. Você vê o animal, ele não fala, mas tem algo que te atrai, seja sua cor, tamanho, jeito ou lembrança boa recordada ao olhá-lo. Depois de passar pela fase inicial, se ele continuar lhe atraindo constantemente com alguma coisa, o relacionamento perdura. Isso acontece nos diversos relacionamentos.

   As relações podem durar a vida toda dos envolvidos, dependendo apenas deles conseguirem fornecer pro outro constantemente elemento atraente na medida certa, ou seja, cada um é como o sol no dia do outro, pois se deixar de brilhar, não será mais enxergado.

     Sobre o algo que vai e volta, ele pode ser amor, conselho, piadas, carro, moto, dinheiro, roupas, práticas esportivas, muitos elementos possíveis, pois cada pessoa tem um conjunto de gostos ou interesses próprios. Uns são mais materialistas, outros preferem coisas abstratas e lembre: gosto não se discute, mas tem deles que podem ser prejudiciais à pessoa quando em excesso.

     E quanto a intensidade ou quantidade desse algo oscilante? Amor dado por uma pessoa possui  tamanho equivalente ao recebido? Como mensurar isso? Quem mensura é o receptor através da comparação entre esperado e obtido. Exemplificando: se você come bem todo dia, quando lhe dão uma quentinha preparada há 2 dias, azeda, provavelmente, dado seus costumes, está recebendo abaixo do esperado, então 'tá obtendo pouco, assim sua relação com a pessoa que lhe deu quentinha tende minguar. Agora se mesmo azeda, o alimento for oferecido para um mendigo faminto que come duas vezes por semana, pra ele, é uma benção, resultado diferente da situação anterior.

     

domingo, 7 de novembro de 2021

Não seja um boneco

     Vivemos numa sociedade que tenta nos manipular o tempo todo. São as propagandas, política, religião, "família", "amigos", escolas e ambientes de trabalho. Cada situação dessa faz pessoas quererem nossa obediência às suas vontades sem raciocinarmos sobre elas, ignorando nossos desejos e sentimentos.

zgfdgfs
Fonte: Mega Shop Sul
      Como saber se estamos de fato sendo manipulados? Só analisar nossa satisfação com nossas ações: caso estejamos verdadeiramente satisfeitos, então não estamos sendo manipulados, fazemos aquilo por que nos dá vontade,  independentemente de estarmos ou não realizando os desejos doutras pessoas. Assim, quando estamos insatisfeitos ou felizes com o que fazemos, mas sentindo a falta de algo oculto da gente, ocorre manipulação, pois estamos insatisfeitos ou não sabemos o porquê de estar fazendo aquilo.

      Existem momentos que não tem jeito: devemos nos deixar ser manipulados pelo melhor para todos. Por exemplo, quando chegamos num banco ou lotérica, mesmo querendo ser atendidos primeiro, devemos respeitar o direito daqueles que chegaram antes da gente serem atendidos primeiro. Eles fizeram por merecer e é dever nosso reconhecer isto. Também existem as leis e regulamentos internos das instituições com regras estabelecidas para o convívio saudável entre todos.

      Caso as pessoas se afastem da gente quando não fazermos o que elas querem, devemos agradecer, pois estar conosco por interesse, é para ficarem longe mesmo. Assim você poderá dar atenção a quem realmente vale a pena. Não sofra pelas pessoas com uma visão deturpada das relações humanas. Mesmo que as queira por perto, afastar-se delas poderá ajudá-las a tentar ver os próprios erros.

domingo, 10 de janeiro de 2021

Sofrimento prévio

             Ansiedade todo mundo deve ter um pouco, não há como negar, mas quando é exagerada costuma causar sofrimento em muitas pessoas. A sensação ocorre ao fixar na mente eventos que sequer aconteceram. Como assim? Sofrer por conta de algo inexistente? Quer dizer um fantasma é? Talvez, né? Kkkk!

             Há pessoas muito preocupadas com o futuro, bons resultados, boas aparências e tal. Dão muita dedicação naquilo que fazem, algumas por conta de opinião alheia, outras devido a satisfação da própria vontade. Aquelas com TOC, Transtorno Obsessivo Compulsivo, organizadas e atentas demais, apresentam ansiedade em algum grau.

              Esta condição faz a pessoa criar situações imaginárias futuras boas ou ruins. Estas últimas fazem ela sofrer, perder a fome, dormir mal, entre outros distúrbios. Ela trata algo que ainda vai acontecer como se fosse presente, estivesse de fato acontecendo. Fica a todo instante repetindo isso na cabeça, se preocupando em demasia. Como consequência ela não consegue se concentrar direito em outras atividades, apresentando baixa produtividade. Como há um lado psicológico nesse problema, a pessoa precisa trabalhar sua mente para tentar pelo menos reduzir os efeitos da ansiedade. Como? Veremos adiante!

O problema está na mente. Pensar demais em algo que ainda vai acontecer. Então basta ocupar os pensamentos com outra coisa. Exemplificando: você fez uma prova e está ansioso pelo resultado que só vai sair daqui a um mês; em vez de ficar pensando nisso, vá limpar uma casa, lavar roupa, ler um livro, sair com os amigos, dormir, assistir um filme, ouvir música, enfim, fazer qualquer coisa não relacionada a prova para ocupar a mente; isto fará o tempo passar. Pronto.

Ansiedade exagerada é ruim e assim que percebermos sua presença, devemos tomar atitude o quanto antes para evitarmos que aumente e nos prejudique ao longo do tempo.


quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Momento de Baco

              Baco era o Deus Romano do vinho, das festas e também associado à loucura. Na Grécia chamava-se Dionísio. Assim ele seria o Deus do lazer. Mas o que é Momento de Baco?

               É um nome dado por mim aos nossos momentos de descontração. Temos vários deles conhecidos como happy hour e diversos eventos comemorativos, entre eles a despedida de solteiro, amigo secreto, casamento, aniversários e etc.

Qual a importância desses eventos? Vários de nós trabalha, estuda ou tem crianças para cuidar. Mesmo gostando das tarefas, elas geram certo estresse na gente e isso vai se acumulando ao longo do tempo, semelhante a panela de pressão. Chega-se num ponto que essa pressão deve sair, né? Aí entra o Momento de Baco dando esse alívio. É quando esquecemos nossas reponsabilidades por um certo período só para desopilar, ficar à toa. Bebendo, comendo e fazendo coisas que gostamos.

Momento de Baco é igual com todas as pessoas? Não! Sua finalidade pode ser única em todos os casos, mas distingue-se na forma, pois somos distintos, temos gostos, culturas e religiões diferentes, isso diferencia nossos Momentos de Baco. Eu, por exemplo, quando não estou no trabalho, paro todas as minhas atividades às 16h para assistir filme com pizza ou pipoca e suco. Em finais de semana almoço macarronada, minha comida favorita. Nas refeições, costumo assistir vídeos cômicos no You tube pelo celular. Quando vou lavar louça ou limpar casa, escuto música eletrônica bem alto. Frequentemente converso com amigos especiais por redes sociais. Todos esses são meus Momentos de Baco que adoro e me ajudam a aliviar pressão.

Valorize esses momentos, reservando um momento em seu dia ou semana para eles, pois tornam sua vida muito melhor.


sábado, 20 de julho de 2019

O poder da vontade

     Algum tempo atrás, ouvi a história de um homem aparentemente conhecedor de física quântica. Ele falava dum experimento que fez. Pegou água da torneira e colocou dentro de 3 garrafas iguais. Com uma delas, separadamente das outras, manifestou um monte de sentimentos negativos falando palavrões, desejando mal a alguém e etc. Pegou outra garrafa e, isoladamente, externou sentimentos positivos com elogios, querendo o bem a alguém, entre outras ações semelhantes. A última garrafa não fez nada. Colocou as 3 no congelador. Depois de congeladas, tirou-as e cortou-as no meio. Analisou em um microscópio como estava sua estrutura interna, procurando alguma diferença entre elas. Aquela que não fez nada, apresentava boa rede cristalina, a da energia negativa, estava com uma organização bagunçada, desorganizada; já a das boas energias, tinha estrutura ainda mais organizada se comparada à primeira garrafa.
    Ele não explicou o porquê da diferença. Pode até ser mentira ou engano por parte dele. Entretanto, eu penso isso ser parecido com o que acontece no espiritismo, candomblé, vodu e religiões cristãs, e é frequentemente atribuído a espíritos, santos, Deus ou deuses, milagres e demônios. Para mim, de fato essas coisas acontecem, mas as causas são outras.
      Outro exemplo é o famoso efeito placebo. Alguém muito doente ingere uma pílula de farinha de mandioca sem saber disto, mas o médico diz ser um remédio que vai curá-lo. Somente acreditar na cura pelo medicamento, intensificando a vontade de curar-se, às vezes faz a pessoa ficar curada. O que explica isso?
     Sensações como alegria, raiva, amor, sede, sono, dor, desejos e tristeza, decorrem de reações químicas. Stress ocorre com alta concentração do hormônio cortisol no sangue, gerando aceleração do batimento cardíaco. A alegria é causada pelo efeito dos hormônios dopamina, endorfina e serotonina no corpo.  Sim, e daí?
     Não somos isolados do meio externo. Tudo está tocando a gente. O ar que respiramos e está no nosso interior ainda está em contato com a atmosfera externa, assim como a umidade dela. Dessa forma, nossas reações químicas internas tocam o ambiente externo, então se nossas vontades, sentimentos e desejos ocorrem dentro da gente, será que eles não influenciam as reações químicas externas ao nosso corpo usando alguma energia ou toque devido estarem tão próximos?
Imagem: Wesley Almeida/cancaonova.com
    Está bem, mas mesmo que isso tenha alguma lógica, como pode uma simples reaçãozinha da minha vontade de querer chegar logo em casa, fazer o meu ônibus parar na parada imediatamente quando eu piso lá, por exemplo? Como ela pode afetar o motorista para acelerar mais, os passageiros que sobem nos pontos, não demorarem, ter poucas pessoas esperando nos pontos antes de chegar até mim, o semáforo abrir logo, para o ônibus não demorar demais nos sinais, inexistir trânsito intenso, entre outras tantas variáveis? Como pode isso? Será que não é mera coincidência o ônibus chegar no momento que eu chego? Pode ser uma simples coincidência de eventos, mas não descarto a possibilidade da vontade ter influenciado, pois, mesmo sendo reaçãozinha pequena, na química vemos moléculas minúsculas ou uma reação simples desecandear outras reações que desencandeiam outras e assim sucessivamente num efeito dominó, como se fosse uma bola de neve sempre aumentando. Dessa forma, devido nossas reações químicas internas estarem em contato com as reações químicas externas, elas podem produzir sim esse efeito em cadeia. Você desejando intensamente a chegada do ônibus, estando longe dele, inicia uma reação que influencia as reações químicas controladoras das variáveis promotoras do seu desejo e as empurram para te satisfazer. Não sei explicar como isso acontece em detalhes, mas creio que seja por essas reações.
    Deixo claro ser tudo isso é uma mera hipótese. Nunca foi provado ser verdade, pelo menos não por enquanto. Mas até provarem, recomendo acreditarem no poder da vontade. Testem, prestem atenção e vejam se isso não é realidade, depois me digam o que acham.  

sábado, 1 de junho de 2019

Universo oculto

Imagem: salãodocarro.com
      Quantas palavras está vendo na imagem acima? Só uma? Qual? ESCOLAR? Tem essa palavra mesmo, mas não somente ela. O que há mais? Existe ES (sigla do Espírito Santo, estado do Brasil), ESC (tecla do teclado de computador), SC (sigla de Santa Catarina, outro estado brasileiro), CO (sigla do elemento químico cobalto na tabela periódica) , COLA, COLAR, LA (sigla para Los Angeles, estado dos EUA e também do Lantânio, um metal), LAR e AR. Ou seja, 9 palavras. Descobriríamos mais se não considerássemos a questão do acento gráfico e reorganizássemos as letras. Isto ocorre em muitas outras palavras também. Mas qual a importância disso na sua vida?
      Da mesma forma que fizemos na palavra, podemos fazer isto em qualquer coisa do nosso mundo. Ainda não entendeu? Exemplificando: suponhamos sofrer um acidente de moto, impossilitando ir trabalhar. Ficará de licença, se ausentará do serviço por uns dias, porém poderá ficar em casa, passar o período com a família, relaxar um pouco, apesar do desconforto e possíveis dores. Outro exemplo é quando ocorre apagão à noite e fica tudo escuro. Poderá ir para a cama, ficar à luz de velas com os amigos ou namorado, se a casa tiver um terreno, podem acender uma fogueira e jogar conversa fora, assar milho, machimelo, fazer churrasco. O leite azedou? Faz-se coalhada. Não tem pipoca? Faça uma farinha com açúcar, macaxera, batata doce com suquinho ou café. A caneta secou? Usa lápis, lapiseira, giz. Enfim, tudo dá para ser resolvido olhando com atenção.
         Devemos ampliar nosso campo de visão. Se esforçar em ver o que está oculto bem ali à nossa frente. Com isso, conseguimos mais opções ou ferramentas para resolver nossos problemas diários e até conhecemos novas formas de fazer as coisas, vivê-las, melhorá-las, torná-las mais eficientes, eficazes e efetivas. Faça isso em nome da sua qualidade de vida, seu bem estar e sucesso profissional ou acadêmico.

domingo, 26 de maio de 2019

Política da foto

      Política da foto, também conhecida popularmente como hipocrisia, corresponde a um conjunto de atos da pessoa que quer passar aparência positiva para o público, mas atrás das câmeras, frequentemente, ela é outra. 
     É algo antigo na civilização humana. Pode-se dizer que surgiu quando se formaram grandes grupos humanos em torno de tribos, cidades ou vilas. Na sua essência, era usada como forma de controle e manipulação, coisa que não mudou, pois quando determinadas pessoas passam boas aparências para as demais, elas são vistas com credibilidade positiva e assim, intencionalmente ou não, podem influenciar muita gente.
      Exemplos temos dos mais diversos ao longo da história. Vamos a alguns! Entre as várias versões criadas da bíblia, uma delas foi criada  pelo Imperador romano Constatino por volta do século 4 na Ásia Ocidental, usando vários textos espalhados pela sociedade. Ele, junto com sua equipe, decidiram não incluir nada que passasse a ideia de um Jesus "humano", pois dando-lhe aspecto divino, poderia controlar os cristãos em expansão no Império Romano. Outro exemplo é a maquiagem usada durante a Idade Média para esconder imperfeições e sujeiras dos rostos dos nobres, pois o povo raramente tomava banho naquela época, então era natural estarem sujos, com feridas e coisas do tipo, além do mau cheiro, é claro! E hoje em dia temos muitos empresários, sacerdotes, jogadores, artistas dos variados segmentos que em diversos veículos de comunicação aparecem com boas roupas, comportadinhos, sorrindo, fazendo seus trabalhos por aí, falando frases "descoladas", dando bons conselhos e tal, aparentando ser uma boa pessoa, mas em casa, muitas vezes, vive brigando com familiares, de mau humor, triste, melancólico, praticando crimes, atos social ou eticamente inaceitáveis e coisas assim.
     Qual o mal disso? Escondendo o lado imperfeito e problemático, cria-se a ideia de não existir imperfeição em algo, portanto o objeto ou pessoa é considerado perfeito. Criam uma ilusão por conta de desconhecer o outro lado. Resultado? cria-se expectativas de ter ótimos resultados e uma vida maravilhosa se praticar estes atos "perfeitos", agindo como aquela pessoa "perfeita". Quando faz isso, passa a desfrutar de frustação e tempo perdido que poderia ter gastado com outra coisa mais benéfica.
Imagem: Roberth Vinãcius Vinãcius
      Outro malefício é a já comentada dominação que a política da foto gera. Na sociedade capitalista  vivenciada atualmente, no marketing, ressalta-se muito as qualidades dos produtos e serviços, omitindo seus possíveis inconvenientes que, somente em serem citados, podem fazer os clientes desistirem de comprar ou usar. Estratégias essas usadas no setor público em obras, projetos e programas, sempre ressaltando os pontos positivos deles, e omitindo-se todo tipo de possível inconveniente. Tudo para parecer que a administração está trabalhando bem. Obviamente a lei exige transparência, mas tu acha que quando possível, não há quem vá desobedecer a lei?
      E como acabar com esse domínio da política da foto? Informação, meu amigo! Procure se informar sobre o assunto, verificar diversas fontes, veículos de informação e, quando possível, indo no local e vendo com os próprios olhos. Assim, não se faz grandes expectativas ou ilude-se e pode-se tomar decisões mais corretas e adequadas, evitando aborrecimentos futuros.