terça-feira, 7 de abril de 2015

Paciência X Impaciência

Com certeza, quando fazemos algo, queremos que saia bem feito, isto é, com boa estética, boa apresentabilidade, funcionando corretamente, sem apresentar problemas; de preferência que consuma pouco material, dinheiro e tempo. Atingindo isso, ficamos satisfeitos e conquistamos a admiração e elogios de outras pessoas.
Mas como obter isso? Fazendo alguma mandinga? Pedindo ajuda a todos os santos? Tu pode até tentar estes artifícios, mas há algo mais eficaz: agir com paciência sempre. E como seria agir com paciência? Procure não pensar em quanto tempo vai levar para terminar, apenas preste atenção nas suas ações, faça uma coisa de cada vez, caso fazê-las juntas fique difícil para você prestar atenção nelas; enquanto faz, se proponha a soltar a criatividade e aplicá-la, caso seja conveniente; procure manter o foco somente no que está fazendo naquele momento; revise se for necessário ou suspeitar de algo errado; faça testes em separado para verificar novos métodos.
Mesmo que o resultado ainda não seja o esperado por você ou outrem, preste atenção no que podia ter feito para deixá-lo ainda melhor. Da próxima fará melhor e mais rápido, pois como já fez uma vez, alguns passos do processo são realizados em maior ritmo. E a cada vez que fizer isto, ficará mais e mais rápido e o resultado final será cada vez mais aprimorado, é o que diz aquela velha frase “A prática leva a perfeição!”
Agora, se você agir com impaciência, mesmo que você termine em menor tempo do que agindo de forma oposta, o resultado pode ser péssimo, pois à medida que você executava suas ações, não prestava atenção no que estava fazendo, cometeu um erro que causou outro e assim continuou numa reação em cadeia, não realizou testes de hipóteses que poderiam ou não tornar o trabalho melhor, não revisou quando era necessário, fez muita coisa ao mesmo tempo e por aí vai. No final, dependendo da finalidade do seu trabalho, terá que fazer tudo de novo ou aplicar algumas correções, o que demanda o consumo de mais tempo. Assim, a economia de tempo que se tem agindo dessa forma, pode ser apenas aparente.
A impaciência surge quando a pessoa está ansiosa para fazer outra coisa depois da que está fazendo agora ou simplesmente quer o resultado o quanto antes. O resultado? Além do péssimo serviço no final, tem-se o stress, acúmulo de erros, prejuízos econômicos, materiais e até humanos.
Um outro bom motivo para se agir com paciência em muitas coisas que fazemos é analisar algo que acontece no mundo natural ou natureza. Quando você olha uma paisagem natural, digamos um conjunto de montanhas altas, com muita vegetação em volta, cachoeiras, rios, lagoas, pássaros voando em bandos, uma mistura de cores verde, cinza, azul, marrom e preto em variados tons. Deve conseguir imaginar a paisagem não é mesmo? Não é linda? Quanto tempo você acha que ela levou para se formar? Milhares de anos. Para ser ideia, em alguns lugares do planeta, uma montanha cresce cerca de 1cm por ano, muito pouco, imperceptível para nós. Claro que a natureza não age com paciência, mas ela age lentamente, como se a tivesse. É uma mostra de que o objetivo pode ser alcançado com um resultado ainda melhor se for com paciência.
Então, agir com paciência tem muitas vantagens. Use-a até nas coisas mais simples como dobrar uma roupa ou varrer uma casa, pois será um treino para coisas mais elaboradas como projetar uma casa ou organizar uma excursão. E outra, também é bom para o seu corpo, pois evita stress. O convívio social também é melhorado pois você dá mais “ouvidos” ao que os outros têm a dizer, as ideias, opiniões e novidades deles contribuem para o seu amadurecimento e aumento do seu conhecimento a respeito do mundo. A paciência te faz cuidar bem da sua própria vida!

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Vendendo sua alegria

      Em uma leitura que fiz há muito tempo atrás, os romanos davam presentes para as pessoas com significado simbólico. Por exemplo, se te dessem ouro, era porque queriam lhe desejar riqueza no futuro; se lhe desse uma essência perfumada, é porque queriam que você possuísse aquele cheiro e por aí vai. Mas hoje em dia, o significado é outro. Está implícito o sentimento de posse, satisfazer desejos materiais, de necessidades (eu não tenho nada contra esse, acho até bem justo!), de enganar, entre outros.
      Algumas pessoas valorizam tanto um presente físico que só ficam alegres se os receberem, isso quando a alegria é verdadeira. A pessoa que vai ao aniversário dela, só é amiga mesmo se der um presente, se não der é miserável, não te considera, etc.
     Temos que por na nossa cabeça que um brinquedo quebra com o tempo, a rosa mucha depois de algum tempo, o carro enferruja e perde a cor com o tempo, roupa desbota e rasga com o uso, enfim, tudo que é material se acaba com o tempo e uso. O que fica? Apenas as lembranças, estas sim são imortais.
      Lembranças de quê? Do momento quando recebeu o presente, quando a pessoa chegou, o que usava, o que falou, seu beijo, seu abraço, de momentos passados com ela, entre outras lembranças.
        É por isso que você não deve dar tanto valor aos bens materiais, pois assim, estará perdendo o que é mais importante, o que vai lhe fazer feliz de verdade e manterá este estado por mais tempo. Não digo que será feliz hora pós hora, mas em alguns momentos as tais lembranças virão à tua mente lhe proporcionando muita felicidade, acabando com sua tristeza momentaneamente e te lembrando do que é realmente importante.
          Nas lembranças, o conceito de imortalidade existe, pois quando você lembra de um momento feliz, você não lembra de como a pele da pessoa está hoje, não lembra dela morta, não lembra da sua roupa desbotada, nem do seu carro enferrujado, você lembra como eram tempos atrás, do tempo que lhe proporcionavam felicidade, como se o tempo nunca tivesse passado.
         Então, valorize mais quem lhe dá o presente do que o presente em si, pois esta pessoa pode lhe proporcionar mais e mais momentos que te farão feliz até depois da morte dela.


sábado, 23 de março de 2013

Pessoas que magoam



Todos nós ao longo da vida, infelizmente nos deparamos com pessoas que nos machucam, e quando isso se repete muitas e muitas vezes, faz-nos pensar ou pelo menos supor que no mundo não existe ninguém que valha a pena depositar confiança ou amar, pois no final ela sempre acabará te magoando.

Parece que a mágoa é cumulativa na mente da pessoa, e é mesmo, isto porque ela está ligada a um momento de frustração que fica marcada na vida da pessoa dado o sentimento forte que se sentiu naquele momento. Normalmente, a mágoa nunca deixa de existir, a não ser que a pessoa sofra amnésia, tenha Alzheimer, ou algo do tipo. Para amenizar os efeitos da mágoa, deve-se procurar ocupar a mente com outras coisas como trabalho, estudo, filhos, um cachorro, enfim, deve seguir com a vida em frente e fazer por onde não se lembrar deste momento tão ruim.

Quanto a pensar que não existe alguém que possa fazer a pessoa feliz, o que se pode dizer é que isso não é uma verdade pura, pois existem sim pessoas que podem te tornar feliz, você apenas não as encontrou ainda! Agora, você não pode deixar que o sofrimento que passou no momento presente lhe cegue e impeça de ver esta pessoa que pode lhe fazer muito feliz, pois ela pode aparecer a qualquer momento. Sofrimento faz isso, pode ter certeza!

sexta-feira, 1 de março de 2013

O que tem depois da morte?


        Antes de qualquer coisa quero deixar claro que o que exporei a seguir, é apenas o meu ponto de vista sobre o assunto. Cada qual acredita no que quiser!

         Há gente que acredita que quando morrer pode ir para o céu ou para o inferno, que irá para o “mundo real”, um mundo de “verdade”, bom, antes de reencarnar em outro corpo nesta terra, há quem acredita que reencarnará numa outra forma de vida, entre outras compreensões. 


          Mas, analisando minuciosa e cientificamente como a vida acontece, definindo-a com critérios científicos, vemos que vida nada mais é do que um conjunto gigantesco, interdependente e complexo de reações químicas, é graças a estas que a vida existe. Quando morremos, estas reações cessam, portanto a vida se vai. Tudo que acontece no universo é fruto de reações químicas, inclusive a consciência da existência de um indivíduo e isso vale para qualquer forma de vida no universo.


        Se você não pode pensar, você não pode saber e processar informações sobre as coisas a sua volta, é o que acontece quando você morre.


          O motivo das pessoas acreditarem que vão para um algum lugar, creio que esteja em acreditar que nós humanos somos seres especiais e tudo o que fazemos e temos tem valor especial e esse negócio de morrer e não findar em lugar nenhum é uma idéia inconcebível para muitas pessoas, faz parte da visão antiga e conservadora ANTROPOCÊNTRICA.



 



domingo, 30 de setembro de 2012

Pagamento Futuro


          O que é pagamento futuro? Não, não tem nada a ver com viagem no tempo ou relações trabalhistas, tem a ver em ajudar as pessoas hoje, perdendo um pouco de algo que é nosso para receber mais lá na frente, às vezes até mais do que fizemos pelos outros. Um exemplo, você dá um real a um morador de rua, ele vai embora e você nunca mais vê ele, após muito tempo, vamos supor que um carro em alta velocidade esteja indo em sua direção quando você anda na calçada, uma pessoa te empurra e salva sua vida, após o susto você finda descobrindo que a pessoa que o salvou é na verdade o morador de rua que ajudaste anteriormente. Este é só um exemplo de muitos outros possíveis e que muita gente que ajuda vê no seu cotidiano.
           Como de se esperar da maioria das pessoas, quando ela é ajudada, a mesma se sente agradecida e quer de alguma forma retribuir o ato de solidariedade, gera-se nela uma força que a impele a ajudar você, principalmente, e outras pessoas, dessa forma, podemos ver que com um simples ato de ajudar alguém, conseguimos promover o nascimento da bondade pelo mundo, na humanidade, que convenhamos, está bem escassa.
       Então ajudemos a todos que pudermos com a mais sincera dedicação sempre que possível para aumentarmos esse sentimento tão nobre quanto o bem a crescer.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Vantagens e desvantagens de uma conversa saudável


Conversar é algo que, pode-se dizer que todo mundo gosta e considerando as facilidades do mundo de hoje, não conversa quem não quer. Tem-se Messenger, celulares, chats de diversos tipos e encontrar com alguém hoje, se comparado há um século, é muito fácil dada a rapidez dos transportes. Mas este hábito que surgiu há milhares de anos atrás, quando os primeiros hominídeos começaram a se juntar em grupos tem suas contribuições e prejuízos para com a vida social de alguém.
Vamos começar pelas coisas boas! Conversar com alguém que gostamos de uma forma que um fala, o outro ouve, depois fala, trocam idéias, discutem assuntos, é denominada “conversa saudável” e para aqueles que já experimentaram sabe da sensação que ocorre: relaxamento, os problemas do dia-a-dia “saem” da mente por um tempo, tranqüilidade, enfim, um conjunto de sensações prazerosas. Isto é bom, pois alivia o stress do cotidiano das pessoas, reduz a chance de adquirir problemas com pressão arterial, coração, hormonal, entre outros. Outro ponto interessante é a divulgação de ideias, oportunidades de cursos e empregos entre as pessoas.
Mas sabemos que não podemos passar o dia conversando, pois apesar de ser bom, há outras coisas importantes, responsabilidades, para fazermos, como estudar, trabalhar, levar o cachorro para passear, regar uma planta, entre outras. Para aqueles que têm um vício praticamente incontrolável de conversar, é recomendável “se policiar!”, como diz um professor meu, isto é, se controlar para não acumular deveres e ficar com muita coisa para fazer com pouco tempo.
Em suma, conversar é algo benéfico a todos nós nos momentos de lazer quando cuidamos também de nossas responsabilidades! Então não deixe de incluí-la na sua lista de tarefas importantes de cada dia.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Efeito da dedicação


Primeiramente, define-se dedicação como esforço, empenho, ao fazer algo querendo que saia bem feito, o melhor possível. Muita gente que já se dedicou a algo sabe a diferença quando vê o resultado de um serviço feito com dedicação e outro que não a teve.
Por que surge esta diferença? Simples! Quando ocorre dedicação, normalmente ocorre concentração, essa é a causa principal do trabalho bem feito. Vamos exemplificar, digamos que queiramos fazer uma comida gostosa, primeiro tem-se que pensar em todos os ingredientes, verificar se tem todos eles ou se precisa comprar, em seguida vem a escolha do que fazer primeiro e o que fazer depois e enquanto está fazendo uma das tarefas determinadas prestando atenção para não esquecer nenhuma etapa e ingrediente assim como a medida deste, durante o processo pode haver a percepção de algo diferente do que se previa, então uma atitude diferente deve ser tomada imediatamente para garantir um resultado melhor, dessa forma consegue-se obter uma comida gostosa feita de forma eficaz, com redução  de desperdício e gastando-se pouco tempo. Mas, espera aí? Tudo isso que eu falei não parece com uma coisa chamada PLANEJAMENTO? Sim, corresponde a ela mesma, porém deves concordar que ele vem depois da dedicação e esta se mantêm presente durante a sua elaboração também, pense em todas as vezes em que fez um planejamento e verá que estou dizendo a verdade.
Então quer dizer que devo “dar o meu máximo” em tudo o que estiver fazendo? Há uma grande diferença entre “dar o máximo” e dedicação. Primeiramente, deves analisar o quanto tem a ganhar com o resultado da tarefa, é estupidez fazer um esforço de grau 2 para ter um resultado de grau 1, é uma perda de tempo e energia! Dedicação, podemos dizer que é dividida em níveis e “dar o máximo” é o mais alto deles em uma pessoa, mas não necessariamente igual em todas elas, cada qual tem a sua própria capacidade que pode ser menor ou maior do que seu próximo. Se você tiver pouco a ganhar com alguma atividade, não precisa empregar tanto esforço, mas cuidado na hora de definir o que tem a ganhar.
Em qualquer tarefa não se ganha apenas dinheiro ou um objeto, pode-se ganhar novos amigos, um momento de alegria ou satisfação, conhecimento de lugares, pessoas ou outro, um emprego, realização de um sonho, entre outras possibilidades. Esses critérios dependem da pessoa, o que é muito importante para uma pode não sê-lo para outra, isto é variável!
Em suma, dedicação é isso! Pelo menos pelo que percebi na minha experiência de vida.