domingo, 28 de setembro de 2025

Contar ou não contar seus planos?

     Já deve ter visto em muitos lugares por aí o conselho de não contar seus planos para os outros. Por quê? Porque podem criar vários empecilhos na execução deles ou mesmo executarem seu plano antes de você, mas para benefício próprio. Certamente, tudo isso é verdade, entretanto tem um porém.

Fonte: Freepik

    O porém está no fato do seu plano eventualmente demandar coisas que você não consegue providenciar sozinho. Precisa de habilidades, materiais, recursos, informações, mãos, pés, olhos, ouvidos, opiniões e várias outras coisas que você não tem. Só esforço pode ser insuficiente para compensar essas ausências. Mesmo conseguindo, se sentirá sobrecarregado, podendo perder motivação durante a execução do plano e desistir de concluí-lo.
     Resolve-se esses problemas com ajuda dalgumas pessoas, portanto terá que contar parte ou todo o seu plano para elas saberem como te ajudar. Assim surgem as primeiras equipes empresariais, fundadores ou sócios, mas, atenção, analise bem a quem vai contar, pois lembre do que foi falado no inicio, pois é possível de acontecer se você não escolher corretamente seus ouvintes.
    Contando planos para as pessoas certas, consegue-se realizar grandes projetos facilmente num menor tempo, se sentindo mais motivado a aplicar novas ideias e desenvolver outros empreendimentos paralelos ou complementares ao seu projeto em andamento.