Título estranho, né? Mas é verídico. Uma das Leis de Newton diz que algo pode estar parado ou em repouso, dependendo do referencial adotado. O mesmo se aplica a coisas certas e erradas.
Fonte: JusBrasil |
Exemplificando: matar à primeira vista é visto como errado, né? Porém, se você precisa comer, necessita sacrificar um animal ou planta (até ela sente dor, conforme algumas pesquisas). Ah, mas isso torna-se necessário à sobrevivência humana, caso contrário morreríamos de fome. E o mesmo não ocorre quando mata uma pessoa que ameaça sua vida com um revólver ou faca, por exemplo? Mesmo sendo possível desarmá-lo, na situação tensa, a morte do agressor pode acontecer em legítima defesa. Portanto, o contexto muda como se vê qualquer ação.
Escolhas também são ações, ou princípio delas, e, por tabela, podem ser interpretadas de diferentes formas, conforme a situação. Então, não devemos nos preocupar se nossas decisões forem vistas como erradas pelos outros ou até por si mesmo, pois somente os resultados lá na frente darão a certeza sobre isso, porém, o futuro é, com certeza, uma situação nova e situações novas podem mudar as características das nossas ações.
Portanto vemos como o mundo é mutável. Uma sopa de caos em turbilhão constante com velocidade variável. Tudo está mudando continuamente. Difícil nós conseguirmos controlar plenamente esse processo, então, faça as escolhas que fizer, o fim terminará bem.