Já te perguntaste por que alguém deve se esforçar em viver quando um dia vai morrer? Qual o sentido de tentar fazer algo durar bastante, sendo sua duração efêmera? Desestimulante saber disso, né? Entretanto, mãe natureza não cria vida sem um propósito e tudo que é vivo, mesmo efêmero, tem motivo para sua existência. O legado.
![]() |
Fonte: El blog de Rubencho |
O legado ou herança é algo deixado por nós no mundo depois que deixamos ele. Não necessariamente coisa física como dinheiro, casa e carro. Pode ser abstrato. Os herdeiros tanto são parentes quanto um desconhecido qualquer.
Para algo ser seu legado, deve criá-lo e fazê-lo durar bastante tempo depois que você se for, ou seja, ele também não é eterno. Mas sem preocupação, pois assim como nossa vida cumpre sua finalidade em nos ajudar a produzir um legado, este ajuda na criação de outros legados. Funciona assim: ele pode ser útil ao mundo enquanto determinada situação estiver ocorrendo, porém, quando ela muda, o legado possivelmente torna-se desnecessário, sendo esquecido, entretanto, já contribuiu bastante no suporte a diversas vidas que perduraram em criar legados contribuidores para novos seres e assim por diante. Também existe legado aumentando de tamanho, aprimorando-se, ajudando ainda mais o mundo, porém, sem sua participação, esses legados top não podem ser gerados.
O que pode ser um legado? Muitas coisas, grandes e pequenas. Livro escrito por ti, conselho dado a alguém, dinheiro, casa, terreno, veículo, música, dança, invenções, enfim, variados elementos que você cria ou obtém, independentemente se é para satisfação pessoal, e deixas no mundo transformando as vidas. Vamos exemplificar com um legado bem simples: seguindo sua vida fazendo o que gosta como viajando, indo a festas, ajudando os outros no seu trabalho, sempre prestativo, ouvinte, conselheiro e não ofendendo ninguém. Isso é um legado, pois estás sendo observado por várias pessoas próximas a você, inspirando-as para saberem como viver bem, pegando o que veem do seu estilo de vida e adaptando ao delas. Criaste uma referência sendo apenas você mesmo.
Para aqueles que têm maiores habilidades, são talentosos, podem produzir legados com maior alcance e ainda mais transformadores como uma música calmante ou deixar mensagens importantes para todos.
Não precisa se preocupar em ter o melhor ou maior legado. Qualquer um serve, mesmo que pequeno, pois até árvores enormes veem de pequenas sementes, então pequenos legados também podem gerar transformações gigantescas.