Impulsividade pode ser entendida também como resposta rápida. É vantajosa por nos fazer economizar tempo e aproveitar as oportunidades antes que outras pessoas o façam, entretanto, se usada incorretamente, pode trazer muitos problemas.
![]() |
Fonte: PsyMeet |
Oportunidades de emprego, curso, estudo, viagem, negócio, entre outros, aparecem o tempo todo para todos. Muitas vezes elas têm uma disponibilidade com duração muito curta, então, se gastarmos tempo demais pensando, existe possibilidade de as perdermos. Por que pensamos? Porque temos muitas incertezas se ela é adequada para nós mesmos, considerando nossa situação atual. Consideramos diversas variáveis, prós, contras, as consequências a curto, médio e longo prazo, nossa disponibilidade, capacidade, outras oportunidades que talvez possam ser melhores. Tudo isso nos faz ficar indecisos, é normal, porém quando a indecisão se prolonga, corremos risco de perdemos aquela oportunidade que pode ser ideal para nós.
Então devemos agir o quanto antes? Também não é assim, pois se ela for inapropriada a nossa situação atual, pode atrapalhar outros projetos nos quais já estejamos envolvidos e no geral podemos apresentar maus resultados em tudo, sem falar na possibilidade de surgirem problemas que nos atrapalhem quando surgirem novas oportunidades.
Na imagem acima vemos a relação entre cada tipo de evento e seus resultados. O ideal é que tenhamos uma decisão já definida quando oportunidades aparecem para agirmos logo, colhendo nossos resultados rapidamente. Aparecendo a oportunidade, ao demorar demais pensando, ela pode se extinguir e não agiremos tempestivamente, como consequência teremos que esperar outra oportunidade aparecer para aproveitarmos.
Se as oportunidades demoram a perecer, pode ser que consigamos tomar atitude aproveitando-as, mas aproveitaremos menos, portanto teremos resultados menores. Isto porque estes últimos já começam a surgir logo nas primeiras ações, daí vão crescendo. Se começamos tardiamente, crescem pouco. As oportunidades e nossas atitudes alimentam o resultado.
Então devemos ter uma decisão formada antecipadamente. Obtém-se isso tirando alguns momentos do nosso dia para pensarmos no que fazer quando determinada coisa surgir, isto é, um planejamento gerador de uma decisão, ou vice-versa. Obtém-se isso imaginando as situações futuras e observando os acontecimentos ao nosso redor, pois hoje acontece com outros, amanhã pode ser comigo. Não é ficar frequentemente tentando prever o futuro, mas só tirar alguns momentos para isso. Dessa forma, aproveitamos as oportunidades em tempo colhendo melhores resultados e evitamos de se sobrecarregar desnecessariamente.