Você está surfando na internet e de repente vê uma matéria cujo título seja, por exemplo, "Esposa grava escondido o que marido fazia em casa.". Já fica pensando coisas bem absurdas, despertando sua curiosidade ao ponto de ir ler a matéria com grandes expectativas, mas tem uma decepção no final sem graça. Outro exemplo são promessas políticas chamativas desacompanhadas dum plano elaborado de como atingi-las, porém há forte propaganda com citação desta ou daquela ideia. Você assistindo um vídeo, logo no começo pedem para seguir, se inscrever, curtir e ver até o final, quando deveriam fazer isso após a apresentação da mídia.
Agora vejamos outro caso em que você vai aleatoriamente para um restaurante de fachada não muito diferente da maioria, porém lá tem atendimento incrível com pratos únicos e preços super em conta. Isto finda lhe atraindo. Mesmo o estabelecimento não fazendo forte divulgação, as pessoas que forem a ele, irão mais vezes, trarão amigos e familiares para conhecê-lo. Ou seja, apesar da fachada não tão chamativa, tem algo atraente, um diferencial.
Quando uma coisa é atrativa, há menor esforço para segurar seus interessados, pois depois de conhecê-la, eles vão sempre estar por perto porque ela os atrai ou cativa e consegue-se isso atingindo plenamente as expectativas do público, até ultrapassando-as. A satisfação provocada hipnotiza colocando no topo ou bem perto dele na lista de preferências dos visitantes.
Fonte: Dcoracao e Gessele |
Os apelativos costumam se esforçar na divulgação, descuidando da qualidade, então as pessoas que atraem, mesmo quando muitas, vão mais por "pena", amizade ou curiosidade. A fidelidade delas não é tão grande, assim como engajamento. Se aparecer outro fornecendo produto similar, porém melhor, elas facilmente vão dar mais atenção a ele.
Ou seja, atraente sem apelação, funciona como um museu onde tem diversas obras de arte expostas do jeito que foram feitas pelo artista. Seu nicho é simples, organizado, limpo, mas desprovido de muito destaque em relação as demais obras. Pessoas passam e a obra mais atraente, captura sua atenção, a faz ficar ali diante dela um tempo refletindo, admirando, fixando na mente. Poderá depois revê-la ou pesquisar sobre ela.
Entretanto, apelação não é usado somente por quem faz coisa de má qualidade. Os excelentes também podem usar, pois ela aumenta o alcance da divulgação dos seus trabalhos. Deve-se evitar apenas exagero ao ponto de omitir informações importantes e importunar indevidamente as pessoas.