domingo, 7 de novembro de 2021

Não seja um boneco

     Vivemos numa sociedade que tenta nos manipular o tempo todo. São as propagandas, política, religião, "família", "amigos", escolas e ambientes de trabalho. Cada situação dessa faz pessoas quererem nossa obediência às suas vontades sem raciocinarmos sobre elas, ignorando nossos desejos e sentimentos.

zgfdgfs
Fonte: Mega Shop Sul
      Como saber se estamos de fato sendo manipulados? Só analisar nossa satisfação com nossas ações: caso estejamos verdadeiramente satisfeitos, então não estamos sendo manipulados, fazemos aquilo por que nos dá vontade,  independentemente de estarmos ou não realizando os desejos doutras pessoas. Assim, quando estamos insatisfeitos ou felizes com o que fazemos, mas sentindo a falta de algo oculto da gente, ocorre manipulação, pois estamos insatisfeitos ou não sabemos o porquê de estar fazendo aquilo.

      Existem momentos que não tem jeito: devemos nos deixar ser manipulados pelo melhor para todos. Por exemplo, quando chegamos num banco ou lotérica, mesmo querendo ser atendidos primeiro, devemos respeitar o direito daqueles que chegaram antes da gente serem atendidos primeiro. Eles fizeram por merecer e é dever nosso reconhecer isto. Também existem as leis e regulamentos internos das instituições com regras estabelecidas para o convívio saudável entre todos.

      Caso as pessoas se afastem da gente quando não fazermos o que elas querem, devemos agradecer, pois estar conosco por interesse, é para ficarem longe mesmo. Assim você poderá dar atenção a quem realmente vale a pena. Não sofra pelas pessoas com uma visão deturpada das relações humanas. Mesmo que as queira por perto, afastar-se delas poderá ajudá-las a tentar ver os próprios erros.

domingo, 10 de janeiro de 2021

Sofrimento prévio

             Ansiedade todo mundo deve ter um pouco, não há como negar, mas quando é exagerada costuma causar sofrimento em muitas pessoas. A sensação ocorre ao fixar na mente eventos que sequer aconteceram. Como assim? Sofrer por conta de algo inexistente? Quer dizer um fantasma é? Talvez, né? Kkkk!

             Há pessoas muito preocupadas com o futuro, bons resultados, boas aparências e tal. Dão muita dedicação naquilo que fazem, algumas por conta de opinião alheia, outras devido a satisfação da própria vontade. Aquelas com TOC, Transtorno Obsessivo Compulsivo, organizadas e atentas demais, apresentam ansiedade em algum grau.

              Esta condição faz a pessoa criar situações imaginárias futuras boas ou ruins. Estas últimas fazem ela sofrer, perder a fome, dormir mal, entre outros distúrbios. Ela trata algo que ainda vai acontecer como se fosse presente, estivesse de fato acontecendo. Fica a todo instante repetindo isso na cabeça, se preocupando em demasia. Como consequência ela não consegue se concentrar direito em outras atividades, apresentando baixa produtividade. Como há um lado psicológico nesse problema, a pessoa precisa trabalhar sua mente para tentar pelo menos reduzir os efeitos da ansiedade. Como? Veremos adiante!

O problema está na mente. Pensar demais em algo que ainda vai acontecer. Então basta ocupar os pensamentos com outra coisa. Exemplificando: você fez uma prova e está ansioso pelo resultado que só vai sair daqui a um mês; em vez de ficar pensando nisso, vá limpar uma casa, lavar roupa, ler um livro, sair com os amigos, dormir, assistir um filme, ouvir música, enfim, fazer qualquer coisa não relacionada a prova para ocupar a mente; isto fará o tempo passar. Pronto.

Ansiedade exagerada é ruim e assim que percebermos sua presença, devemos tomar atitude o quanto antes para evitarmos que aumente e nos prejudique ao longo do tempo.