Ao falar em insanidade, a pessoa pensa logo em problemas psicológicos, loucura ou maluquice. De fato, tem a ver mesmo, porém, vamos analisar como age alguém insano. Ele toma atitudes que outras pessoas comumente não tomariam. Exemplos: suicídios do tipo de pular de um prédio alto sem qualquer dispositivo de segurança, beber veneno, cortar os pulsos, se enforcar, e por aí vai. No esporte vemos algo semelhante naqueles que "curtem" adrenalina como os praticantes de Bung-jump, páraquedas, motociclistas pulando rampas e etc. São situações muito loucas e perigosas mesmos e vários deles se machucam muitas vezes.
![]() |
Imagem: https://jovemnerd.com.br/nerdbunker |
Analisando atitudes amedrontadoras para a maioria das pessoas, fica a pergunta: por que alguém participa disso? Possível resposta? Simplesmente pelo prazer da sensação provocada, muitas vezes determinada pelos hormônios adrenalina e endorfina que aumentam muito nestas situações. Causa satisfação. Pode perguntar isso a qualquer psicólogo ou psiquiatra que será a provável resposta.
Simplesmente o medo presente quando estamos diante de algo que nunca nós nem ninguém fez, desaparece ao agirmos insanamente. O medo faz a gente hesitar ante oportunidades e se demorarmos demais para tomar uma decisão do que devemos ou não fazer, podemos perder a chance de obter uma grande conquista. Pode ter certeza.
Não digo para sair por aí matando gente ou a si mesmo, fazendo esportes perigosos e coisas semelhantes. Me refiro a pensar na sensação de prazer que pode desfrutar ao fazer algo novo e aparentemente incerto na finalidade de acabar com o medo e assim progredir nas suas ações, se aproximando dos seus objetivos. Isso é agir com insanidade de forma controlada e induzida. Não vá inventar também de usar remédios, drogas ou bebidas que isso pode findar em vícios e te fazer cometer erros, pois, elas, em doses excessivas, atrapalham sua tomada de decisão e podem arrumar mais problemas do que soluções.
Uma vez, eu li na Hypescience um artigo afirmando serem as pessoas criativas mais insanas. Comecei a pensar na razão disso. Minha conclusão? Criatividade exige criação e pensamento em algo novo por parte do indivíduo. Explorar novos métodos de fazer as coisas. Quem age assim, revela traços de insanidade mesmo, nem que seja só um pouquinho, pois isso acaba com o medo de tentar algo diferente.
Agir dessa forma é uma ótima técnica para alcançarmos nossos objetivos, às vezes incertos, pois, mesmo após a análise dos riscos, ainda podemos titubear. Por isso, mude sua mentalidade para insana controladamente, tendo cuidado, é claro, porque aumenta as chances de dar o primeiro passo em prol das suas conquistas. Logo depois, o medo desaparece e se sentirá estimulado, pois é igual descer uma ladeira: depois que começa a descer, fica difícil parar.