sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Existe verdade absoluta?

   Em ciência, verdade ou fato é aquilo que foi comprovado por meio de observação de um experimento. Absoluto corresponde a algo que não importa a condição ou situação, sempre se apresentará daquela forma. Então, verdade absoluta é aquela que independentemente do momento, sempre será verídica mantendo suas definições e conceitos. Aí eu pergunto: e existe algo assim?
     Antigamente acreditava-se que as doenças eram castigos divinos ou satânicos, hoje sabe-se que microrganismos diversos causam muitas delas; pensava-se também que dragões existiam quando descobriu-se depois que eram imaginados a partir de fósseis de dinossauros; cria-se que a Terra ficava no centro do Sistema Solar, porém desvendou-se que não era bem assim; supunha-se que a vida surgia do nada, era a Teoria da Abiogênese, mas conheceu-se o princípio da reprodução dos seres vivos; e também se acreditava que os seres humanos já estavam prontos dentro do homem, no interior da mulher só faziam crescer, daí essa visão machista caiu por terra com estudos mais detalhados.
    Muita coisa que se acreditava no passado, foi perdendo credibilidade com novas pesquisas e estudos que obtiveram informações antes desconhecidas e tudo que acreditamos hoje, um dia, lá na frente, deixará de ser verdade para a gente da mesma forma. Ou seja, o fato sempre tem uma data de validade desconhecida.
     Há quem possa pensar que isso é parcialmente inverídico, isto é, tem que ter pelo algumas coisas que são verídicas como, por exemplo, a gravidade; tudo que você solta na Terra ou em algum outro corpo celeste, cai. Ok, no nosso planeta sempre cai mesmo, mas será que em algum outro astro a Lei de Gravitação não funciona de um jeito diferente por conta de algo que desconhecemos? Não existe essa possibilidade?
    Em física quântica quando duas ou mais coisas têm chance de serem possíveis, adota-se que todas são verdadeiras com uma percentagem proporcional a possibilidade de cada uma ser verdadeira. Por exemplo, se numa caixa opaca são colocados um gato vivo e uma lata tampada de veneno mortal, mas que pode vazar seu resíduo e depois a caixa é fechada, há chance de 50% do felino estar morto e também de 50% dele estar vivo, então ele está os dois ao mesmo tempo. Claro, que isto é uma conjectura, mas de início, adota-se como verdade até que outra assuma seu lugar. O mesmo ocorre na nossa vida cotidiana, até termos algo que melhor explique alguma coisa "misteriosa", adotamos uma suposição como fato, mesmo sendo só uma conjectura, até que surja uma explicação melhor.
    Exemplificando, sem usar a Lei da Gravidade, como explicar o que faz os objetos caírem? Ah, eles têm peso e se não tiver nada embaixo para segurá-los, eles caem. Sim, mas por que não voam? Porque só coisas leves fazem isso. Mas pena é leve e não voa para sempre. Talvez seja porque não estamos de cabeça para baixo. Isto já seria uma resposta aceitável e até demonstrável usando uma caixa com um objeto dentro; ao virá-la de cabeça para baixo, o objeto vai para o que antes era o teto da caixa.
     Assim, a verdade que acreditamos é relativa, pois com o tempo ela provavelmente se torna inverídica e um novo fato temporário toma o seu lugar com novas informações obtidas. É até bacana ser assim, pois buscar sempre a verdade só impele para a frente em busca de novos horizontes, lugares inéditos que ampliam nosso universo conhecido. Isto serve também para você tomar cuidado ao tentar defender algo que acredita, pois poderá ser esforço em prol de uma mentira.