sexta-feira, 17 de julho de 2015

Maneiras de ajudar a humanidade

Existem muitas pessoas no mundo que dizem ser errado ter gente morrendo de fome pelo mundo, errado gastar dinheiro demais com esporte e gastar pouco em saúde e educação, é errado corrupção, é errado isso e aquilo, mas vejamos o que estes cidadãos comuns fazem. Vamos nos concentrar nos moradores de rua dessa vez. Quando vêm um morador de rua pedindo um pacote de alimento se negam a dar, sendo que em sua casa pode haver bastante desperdício de comida sem qualquer preocupação. O que passa na cabeça dessas pessoas podem ser muitas coisas como: que é responsabilidade do governo cuidar dessas pessoas necessitadas e não a população, que estas pessoas passam por “aperto” porque, no passado, em vez de procurarem trabalhar ou estudar foram ficar de vadiagem se envolvendo com cachaça, droga, festa ou outras coisas nada promissoras.
Primeiramente, só porque é responsabilidade do governo promover condições de trabalho para as pessoas e assim evitar que cheguem a passar por necessidade, não quer dizer que não podemos ajudar essas pessoas carentes. Se na nossa casa tem roupa demais e comida que se estraga, porque não dar a quem precisa? O que nos custa dar o que não precisamos e não nos representa qualquer custo? Quanto mais pudermos fazer por estas pessoas, melhor, para atenuar o sofrimento delas e mais, como qualquer um de nós ela também é um ser humano, eu por estar em condições melhores, não posso me achar melhor do que ela de forma alguma, tem sangue circulando no corpo dela, um cérebro pensando, um coração batendo, tudo igual a qualquer ser humano no planeta! Quanto mais pudermos fazer por pessoas assim, sem nos prejudicar, é claro, mais contribuímos para tornar o mundo melhor, removemos ou atenuamos este problema que afeta a todos das mais variadas formas, sem falar que disseminamos a bondade entre as pessoas mostrando que ela existe.
Quanto ao que se pensa no que levou estas pessoas a terem essa vida, ninguém conhece a vida de ninguém, mesmo quando é intimamente próximo da pessoa, há sempre coisas ocultas. Essas pessoas podem ter terminado assim não por culpa delas, pode ter acontecido uma tragédia, podem ter sido enganadas, privadas de conhecimento ou trabalho por alguém ignorante, devem ter tido dificuldades em conseguir melhorar de vida, assim como, por más influências, podem ter ido para vícios em drogas, álcool ou outros que, quando "deram" por si, já estavam profundamente prejudicadas. Assim, ficaram sozinhas numa situação que para sair precisariam de ajuda, pois sem isso é mais difícil! Para saber a real verdade sobre o porquê de estarem assim, só perguntando a elas. Da mesma forma que eles terminaram, qualquer um de nós pode terminar, todos estamos incluídos!
            Entretanto, muitas pessoas se recusam a ajudar estas pessoas carentes porque consideram que estas as estão enganando quando, por exemplo, dizem querer comprar algum alimento quando na verdade irão comprar droga, isso não deixa de ser verdade em alguns casos. Hoje em dia, enganar é muito comum! Mas usando o bom senso e analisando o que vê da pessoa, dá para ter uma atitude mais ou menos correta! Mas, se no caso ela estiver mentindo para você, ela colherá os frutos da sua mentira mais cedo ou mais tarde! Você não tem más intenções no ato de ajudar, não é mesmo?
Para finalizar, ajudar não é simplesmente dar dinheiro ou qualquer coisa física para alguém, moradora de rua ou não, quando a mesma precisa, podem ser coisas mais simples como dar um bom conselho, apenas ouvir seus desabafos sem dizer uma única palavra, lembrar que esqueceu a bolsa em cima da mesa, orientar alguém que está perdido, entre outras maneiras. Dessa forma, como já mencionado, o mundo se torna um tanto melhor de se viver e mostramos que a humanidade ainda pode ter um pouco de bondade.