terça-feira, 7 de abril de 2015

Paciência X Impaciência

Com certeza, quando fazemos algo, queremos que saia bem feito, isto é, com boa estética, boa apresentabilidade, funcionando corretamente, sem apresentar problemas; de preferência que consuma pouco material, dinheiro e tempo. Atingindo isso, ficamos satisfeitos e conquistamos a admiração e elogios de outras pessoas.
Mas como obter isso? Fazendo alguma mandinga? Pedindo ajuda a todos os santos? Tu pode até tentar estes artifícios, mas há algo mais eficaz: agir com paciência sempre. E como seria agir com paciência? Procure não pensar em quanto tempo vai levar para terminar, apenas preste atenção nas suas ações, faça uma coisa de cada vez, caso fazê-las juntas fique difícil para você prestar atenção nelas; enquanto faz, se proponha a soltar a criatividade e aplicá-la, caso seja conveniente; procure manter o foco somente no que está fazendo naquele momento; revise se for necessário ou suspeitar de algo errado; faça testes em separado para verificar novos métodos.
Mesmo que o resultado ainda não seja o esperado por você ou outrem, preste atenção no que podia ter feito para deixá-lo ainda melhor. Da próxima fará melhor e mais rápido, pois como já fez uma vez, alguns passos do processo são realizados em maior ritmo. E a cada vez que fizer isto, ficará mais e mais rápido e o resultado final será cada vez mais aprimorado, é o que diz aquela velha frase “A prática leva a perfeição!”
Agora, se você agir com impaciência, mesmo que você termine em menor tempo do que agindo de forma oposta, o resultado pode ser péssimo, pois à medida que você executava suas ações, não prestava atenção no que estava fazendo, cometeu um erro que causou outro e assim continuou numa reação em cadeia, não realizou testes de hipóteses que poderiam ou não tornar o trabalho melhor, não revisou quando era necessário, fez muita coisa ao mesmo tempo e por aí vai. No final, dependendo da finalidade do seu trabalho, terá que fazer tudo de novo ou aplicar algumas correções, o que demanda o consumo de mais tempo. Assim, a economia de tempo que se tem agindo dessa forma, pode ser apenas aparente.
A impaciência surge quando a pessoa está ansiosa para fazer outra coisa depois da que está fazendo agora ou simplesmente quer o resultado o quanto antes. O resultado? Além do péssimo serviço no final, tem-se o stress, acúmulo de erros, prejuízos econômicos, materiais e até humanos.
Um outro bom motivo para se agir com paciência em muitas coisas que fazemos é analisar algo que acontece no mundo natural ou natureza. Quando você olha uma paisagem natural, digamos um conjunto de montanhas altas, com muita vegetação em volta, cachoeiras, rios, lagoas, pássaros voando em bandos, uma mistura de cores verde, cinza, azul, marrom e preto em variados tons. Deve conseguir imaginar a paisagem não é mesmo? Não é linda? Quanto tempo você acha que ela levou para se formar? Milhares de anos. Para ser ideia, em alguns lugares do planeta, uma montanha cresce cerca de 1cm por ano, muito pouco, imperceptível para nós. Claro que a natureza não age com paciência, mas ela age lentamente, como se a tivesse. É uma mostra de que o objetivo pode ser alcançado com um resultado ainda melhor se for com paciência.
Então, agir com paciência tem muitas vantagens. Use-a até nas coisas mais simples como dobrar uma roupa ou varrer uma casa, pois será um treino para coisas mais elaboradas como projetar uma casa ou organizar uma excursão. E outra, também é bom para o seu corpo, pois evita stress. O convívio social também é melhorado pois você dá mais “ouvidos” ao que os outros têm a dizer, as ideias, opiniões e novidades deles contribuem para o seu amadurecimento e aumento do seu conhecimento a respeito do mundo. A paciência te faz cuidar bem da sua própria vida!