Em uma leitura que fiz há muito tempo atrás, os romanos davam presentes para as pessoas com significado simbólico. Por exemplo, se te dessem ouro, era porque queriam lhe desejar riqueza no futuro; se lhe desse uma essência perfumada, é porque queriam que você possuísse aquele cheiro e por aí vai. Mas hoje em dia, o significado é outro. Está implícito o sentimento de posse, satisfazer desejos materiais, de necessidades (eu não tenho nada contra esse, acho até bem justo!), de enganar, entre outros.
Algumas pessoas valorizam tanto um presente físico que só ficam alegres se os receberem, isso quando a alegria é verdadeira. A pessoa que vai ao aniversário dela, só é amiga mesmo se der um presente, se não der é miserável, não te considera, etc.
Temos que por na nossa cabeça que um brinquedo quebra com o tempo, a rosa mucha depois de algum tempo, o carro enferruja e perde a cor com o tempo, roupa desbota e rasga com o uso, enfim, tudo que é material se acaba com o tempo e uso. O que fica? Apenas as lembranças, estas sim são imortais.
Lembranças de quê? Do momento quando recebeu o presente, quando a pessoa chegou, o que usava, o que falou, seu beijo, seu abraço, de momentos passados com ela, entre outras lembranças.
É por isso que você não deve dar tanto valor aos bens materiais, pois assim, estará perdendo o que é mais importante, o que vai lhe fazer feliz de verdade e manterá este estado por mais tempo. Não digo que será feliz hora pós hora, mas em alguns momentos as tais lembranças virão à tua mente lhe proporcionando muita felicidade, acabando com sua tristeza momentaneamente e te lembrando do que é realmente importante.
Nas lembranças, o conceito de imortalidade existe, pois quando você lembra de um momento feliz, você não lembra de como a pele da pessoa está hoje, não lembra dela morta, não lembra da sua roupa desbotada, nem do seu carro enferrujado, você lembra como eram tempos atrás, do tempo que lhe proporcionavam felicidade, como se o tempo nunca tivesse passado.
Então, valorize mais quem lhe dá o presente do que o presente em si, pois esta pessoa pode lhe proporcionar mais e mais momentos que te farão feliz até depois da morte dela.