Todo dia vemos nossos amigos, parentes, namorada ou namorado, animais de estimação indo para longe, indo trabalhar, casam-se, alguém chamou ou simplesmente morrem. Nossa vida sofre uma certa transformação cuja intensidade dependerá do quanto vivemos com a pessoa que se foi e do sentimento que desenvolvemos por ela. Mas no caso daquelas que se foram, e não morreram, será que devemos esquecê-las e seguir nossa vida em frente, assim como elas. Isso vai depender de você, de sua relação com ela, do seus planos de vida, entre outras coisas.
Se você tem alguém muito querido, mas não foi possível evitar que ficasse geograficamente longe de você, e não queres se afastar dele, fisicamente, não dará para ficarem perto um do outro por muito tempo, mas hoje em dia, dadas as tecnologias existentes, msn, facebook, orkut, celular e etc, dá para trocarem mensagens e novidades até todo dia dependendo da disponibilidade de cada um, não é a mesma coisa do que antes, quando brincavam juntos, saiam para uma lanchonete,... é apenas uma outra forma de manter aquilo que acontecia entre vocês, uma adaptação à nova realidade de cada um.
Aí, você pode dizer, mas não é a mesma coisa! Pô, larga de ser criança, pessoas crescem, passam por uma fase em que têm que aprender a viver de uma maneira um tanto diferente daquela que viviam quando mais jovens, porém isto não as obriga a abandonar aquela amizade, procurando agir da mesma forma que agiam como antes sentirão aquela mesma sensação reconfortante, quente, alegre que fazia o seu dia incrível, para provar isso, quero que me diga se quando você conversava com um velho amigo por um bom tempo na internet , quando vê as horas no relógio, indaga "Nossa já á meia-noite? Nem percebi o tempo passar!". Todos nós já sentimos isso! E pense consigo mesmo se esta sensação não é semelhante aquela que sentia quando ficava horas na calçada conversando com amigos.
Então realmente dá para manter aquela velha e boa amizade em tempo real com algumas adaptações, nos nossos dias atuais, agora depende do quanto você quer isso!