domingo, 30 de setembro de 2012

Pagamento Futuro


          O que é pagamento futuro? Não, não tem nada a ver com viagem no tempo ou relações trabalhistas, tem a ver em ajudar as pessoas hoje, perdendo um pouco de algo que é nosso para receber mais lá na frente, às vezes até mais do que fizemos pelos outros. Um exemplo, você dá um real a um morador de rua, ele vai embora e você nunca mais vê ele, após muito tempo, vamos supor que um carro em alta velocidade esteja indo em sua direção quando você anda na calçada, uma pessoa te empurra e salva sua vida, após o susto você finda descobrindo que a pessoa que o salvou é na verdade o morador de rua que ajudaste anteriormente. Este é só um exemplo de muitos outros possíveis e que muita gente que ajuda vê no seu cotidiano.
           Como de se esperar da maioria das pessoas, quando ela é ajudada, a mesma se sente agradecida e quer de alguma forma retribuir o ato de solidariedade, gera-se nela uma força que a impele a ajudar você, principalmente, e outras pessoas, dessa forma, podemos ver que com um simples ato de ajudar alguém, conseguimos promover o nascimento da bondade pelo mundo, na humanidade, que convenhamos, está bem escassa.
       Então ajudemos a todos que pudermos com a mais sincera dedicação sempre que possível para aumentarmos esse sentimento tão nobre quanto o bem a crescer.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Vantagens e desvantagens de uma conversa saudável


Conversar é algo que, pode-se dizer que todo mundo gosta e considerando as facilidades do mundo de hoje, não conversa quem não quer. Tem-se Messenger, celulares, chats de diversos tipos e encontrar com alguém hoje, se comparado há um século, é muito fácil dada a rapidez dos transportes. Mas este hábito que surgiu há milhares de anos atrás, quando os primeiros hominídeos começaram a se juntar em grupos tem suas contribuições e prejuízos para com a vida social de alguém.
Vamos começar pelas coisas boas! Conversar com alguém que gostamos de uma forma que um fala, o outro ouve, depois fala, trocam idéias, discutem assuntos, é denominada “conversa saudável” e para aqueles que já experimentaram sabe da sensação que ocorre: relaxamento, os problemas do dia-a-dia “saem” da mente por um tempo, tranqüilidade, enfim, um conjunto de sensações prazerosas. Isto é bom, pois alivia o stress do cotidiano das pessoas, reduz a chance de adquirir problemas com pressão arterial, coração, hormonal, entre outros. Outro ponto interessante é a divulgação de ideias, oportunidades de cursos e empregos entre as pessoas.
Mas sabemos que não podemos passar o dia conversando, pois apesar de ser bom, há outras coisas importantes, responsabilidades, para fazermos, como estudar, trabalhar, levar o cachorro para passear, regar uma planta, entre outras. Para aqueles que têm um vício praticamente incontrolável de conversar, é recomendável “se policiar!”, como diz um professor meu, isto é, se controlar para não acumular deveres e ficar com muita coisa para fazer com pouco tempo.
Em suma, conversar é algo benéfico a todos nós nos momentos de lazer quando cuidamos também de nossas responsabilidades! Então não deixe de incluí-la na sua lista de tarefas importantes de cada dia.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Efeito da dedicação


Primeiramente, define-se dedicação como esforço, empenho, ao fazer algo querendo que saia bem feito, o melhor possível. Muita gente que já se dedicou a algo sabe a diferença quando vê o resultado de um serviço feito com dedicação e outro que não a teve.
Por que surge esta diferença? Simples! Quando ocorre dedicação, normalmente ocorre concentração, essa é a causa principal do trabalho bem feito. Vamos exemplificar, digamos que queiramos fazer uma comida gostosa, primeiro tem-se que pensar em todos os ingredientes, verificar se tem todos eles ou se precisa comprar, em seguida vem a escolha do que fazer primeiro e o que fazer depois e enquanto está fazendo uma das tarefas determinadas prestando atenção para não esquecer nenhuma etapa e ingrediente assim como a medida deste, durante o processo pode haver a percepção de algo diferente do que se previa, então uma atitude diferente deve ser tomada imediatamente para garantir um resultado melhor, dessa forma consegue-se obter uma comida gostosa feita de forma eficaz, com redução  de desperdício e gastando-se pouco tempo. Mas, espera aí? Tudo isso que eu falei não parece com uma coisa chamada PLANEJAMENTO? Sim, corresponde a ela mesma, porém deves concordar que ele vem depois da dedicação e esta se mantêm presente durante a sua elaboração também, pense em todas as vezes em que fez um planejamento e verá que estou dizendo a verdade.
Então quer dizer que devo “dar o meu máximo” em tudo o que estiver fazendo? Há uma grande diferença entre “dar o máximo” e dedicação. Primeiramente, deves analisar o quanto tem a ganhar com o resultado da tarefa, é estupidez fazer um esforço de grau 2 para ter um resultado de grau 1, é uma perda de tempo e energia! Dedicação, podemos dizer que é dividida em níveis e “dar o máximo” é o mais alto deles em uma pessoa, mas não necessariamente igual em todas elas, cada qual tem a sua própria capacidade que pode ser menor ou maior do que seu próximo. Se você tiver pouco a ganhar com alguma atividade, não precisa empregar tanto esforço, mas cuidado na hora de definir o que tem a ganhar.
Em qualquer tarefa não se ganha apenas dinheiro ou um objeto, pode-se ganhar novos amigos, um momento de alegria ou satisfação, conhecimento de lugares, pessoas ou outro, um emprego, realização de um sonho, entre outras possibilidades. Esses critérios dependem da pessoa, o que é muito importante para uma pode não sê-lo para outra, isto é variável!
Em suma, dedicação é isso! Pelo menos pelo que percebi na minha experiência de vida. 

sexta-feira, 29 de junho de 2012

A derrota ensina mais que a vitória


    Alguém pode pensar como a derrota pode ensinar algo? Inicialmente, deixo claro que ela só ensina quem está de mente aberta para aprender. Pois é fato que ninguém gosta de errar, todos nós detestamos, queremos sempre vencer e quando perdemos, queremos saber por que aconteceu, daqui começa tudo.
    Quando você fracassa você vai procurar identificar o que você fez que te levou ao insucesso, encontra então seu erros. Depois disso eles ficam fixados, gravados na sua mente e quando você vires uma situação novamente que parece que vai levar a aquele novamente, você fica mais atento e não comete o mesmo erro de novo, pode cometer novos erros, mas não os antigos!
     O resultado é uma pessoa mais amadurecida, mais experiente e com maior capacidade de executar suas atividades com maiores chances de sucesso. Se és jovem ainda, conhecerá isto à medida que envelhece.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Distância, realmente separa?

     Todo dia vemos nossos amigos, parentes, namorada ou namorado, animais de estimação indo para longe, indo trabalhar, casam-se, alguém chamou ou simplesmente morrem. Nossa vida sofre uma certa transformação cuja intensidade dependerá do quanto vivemos com a  pessoa que se foi e do sentimento que desenvolvemos por ela. Mas no caso daquelas que se foram, e não morreram, será que devemos esquecê-las e seguir nossa vida em frente, assim como elas. Isso vai depender de você, de sua relação com ela, do seus planos de vida, entre outras coisas.
   Se você tem alguém muito querido, mas não foi possível evitar que ficasse geograficamente longe de você, e não queres se afastar dele, fisicamente, não dará para ficarem perto um do outro por muito tempo, mas hoje em dia, dadas as tecnologias existentes, msn, facebook, orkut, celular e etc, dá para trocarem mensagens e novidades até todo dia dependendo da disponibilidade de cada um, não é a mesma coisa do que antes, quando brincavam juntos, saiam para uma lanchonete,... é apenas uma outra forma de manter aquilo que acontecia entre vocês, uma adaptação à nova realidade de cada um.
   Aí, você pode dizer, mas não é a mesma coisa! Pô, larga de ser criança, pessoas crescem, passam por uma fase em que têm que aprender a viver de uma maneira um tanto diferente daquela que viviam quando mais jovens, porém isto não as obriga a abandonar aquela amizade, procurando agir da mesma forma que agiam como antes sentirão aquela mesma sensação reconfortante, quente, alegre que fazia o seu dia incrível, para provar isso, quero que me diga se quando você conversava com um velho amigo por um bom tempo na internet , quando vê as horas no relógio, indaga "Nossa já á meia-noite? Nem percebi o tempo passar!". Todos nós já sentimos isso! E pense consigo mesmo se esta sensação não é semelhante aquela que sentia quando ficava horas na calçada conversando com amigos.
   Então realmente dá para manter aquela velha e boa amizade em tempo real com algumas adaptações, nos nossos dias atuais, agora depende do quanto você quer isso!