terça-feira, 8 de novembro de 2011

Felicidade: Tudo uma questão de definição

   Há gente que prefere assistir um jogo de futebol, outros pintar, desenhar, curtir uma festa, dançar, beber cachaça, enfim, cada um tem uma coisa que gosta de fazer! Ocorre às vezes de uma pessoa achar que o que a outra está fazendo é desagradável, lhe parecendo que não é uma coisa divertida.
   Porém é tudo uma questão de definição. Nas várias culturas ao redor do mundo o que proporciona felicidade varia conforme a própria crença do indivíduo, sua experiência de vida, sua religião e ensinamentos aprendidos com os pais. Para alguns a felicidade vem da crença e submissão a um deus, para outros vem do seguimento de normas de conduta, na cultura ocidental, varia ainda mais dependendo da idade, lugar, classe social, discernimento da realidade, entre outros aspectos. Se ter um emprego causa satisfação plena em quem consegue um, para quem apenas quer trabalhar com engenharia química pode ter menor importância,  tudo por causa do que já mencionei.
  Para entender como o que a pessoa faz ou persegue lhe proporciona felicidade é preciso olharmos dentro dela, nos concentrarmos na sua visão de mundo, e olhar toda a vida passada dela. Aí sim entenderás como ela se sente feliz fazendo o que faz. Há pessoas que perseguem objetivos que considero pequenos, vãos, porém aquilo lhe proporciona uma sensação de satisfação, da sensação surge o desejo de fazer mais daquilo para sentir novamente aquela sensação prazerosa, é da natureza humana se sentir atraído por algo que lhe satisfaça, não é o que acontece com muitos usuários de drogas? 
   Acredito que agora tenha dado para entender melhor o que proporciona felicidade em cada pessoa.